Receita de Bolo Souza Leão

Receita de Bolo Souza Leão
Imagem: flipboard.com

O bolo Souza Leão é considerando um dos doces brasileiros mais antigos, sendo também Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. Esta delícia, popular em todo o Brasil, sofreu várias adaptações desde o século XIX, altura em que ficou conhecida como um bolo com consistência cremosa. Descubra com o TudoReceitas como preparar passo a passo a receita de bolo Souza Leão original!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bolo Souza Leão:
1

Para fazer bolo Souza Leão, comece por misturar a água o açúcar em uma panela. Leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio. Sem parar de mexer junte a manteiga e o sal, desligue e deixe esfriar.

Dica: O ponto de fio se forma quando a calda começa borbulhando nas laterais da panela. Quando colocada numa colher escorre facilmente, mas é bem rala. Se você pingar um pouca da calda em um copo de água, ela logo se desfaz.

2

Em seguida coloque a puba em uma tigela e junte as gemas de ovo, uma a uma, alternando com o leite de coco. Misture tudo, junte a calda do passo anterior e volte a misturar muito bem, até obter uma massa bem lisa, sem grumos.

Dica: A puba é uma massa extraída da mandioca e semelhante à goma de tapioca. Peneire as gemas de ovo para evitar o gosto e cheiro de ovo nesta sobremesa e prefira usar ovos caipiras para uma cor mais viva.

3

Coloque a mistura em uma forma redonda com furo no centro, previamente untada com um pouco de manteiga. Asse no forno preaquecido a 180ºC por 35 minutos ou até firmar (faça o teste do palito para ter a certeza que o bolo está pronto).

4

Seu bolo Souza Leão está pronto a comer! Recomendamos que acompanhe esse bolo delicioso com um chá árabe para o lanche perfeito.

Se gostou desse bolinho, não perca essas receitas:

  • Bolo de mandioca
  • Bolo pega marido de liquidificador
  • Bolo pega esposa

Compartilhe uma fotografia do resultado e escreva um comentário com a sua opinião ou questão abaixo. Não hesite em publicar também as suas receitas no nosso portal! Bom apetite!

Imagem: flipboard.com

Se você gostou da receita de Bolo Souza Leão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.