Bolos simples

Receita de Bolo torta de abacaxi

 
Luísa Savala
Por Luísa Savala. 29 novembro 2019
Receita de Bolo torta de abacaxi

O bolo torta de abacaxi é uma das receitas com abacaxi mais conhecidas e consiste em um bolo fofinho com abacaxi caramelado no topo. Esta torta de abacaxi caramelizada tem um sabor delicioso e, apesar de ser válida em qualquer época do ano, no Natal é o momento mais tradicional para desfrutar essa delícia!

Continue aqui no TudoReceitas para ver como fazer bolo de abacaxi passo a passo em fotos. Prepare esta deliciosa torta de abacaxi rápida para deliciar a sua família e tenho a certeza que todos pedirão a receita!

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes para fazer Bolo torta de abacaxi:
  • Para o abacaxi caramelizado:
Também lhe pode interessar: Bolo caramelizado de abacaxi
Como fazer Bolo torta de abacaxi:
1

Antes de começar a receita, o primeiro passo é organizar todos os ingredientes. Neste caso estamos preparando a torta rápida de abacaxi com abacaxi em calda, mas você pode preparar ela com abacaxi ao natural seguindo o mesmo procedimento.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 1
2

No bowl da batedeira coloque a manteiga amolecida e o açúcar. Bata até obter uma mistura cremosa e homogênea.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 2
3

Em seguida adicione os ovos e a calda de abacaxi e bata novamente, até misturar bem.

Dica: Se você estiver usando abacaxi ao natural colocar 4 colheres de sopa de água ou de suco de abacaxi no lugar da calda da abacaxi.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 3
4

Aos poucos adicione a farinha peneirada, intercalando com o leite, enquanto bate para misturar bem. Você deve obter uma massa de bolo ligeiramente espessa e sem grumos. Por fim coloque o fermento e mexa somente até incorporar (não bata).

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 4
5

Para fazer o caramelo leve ao fogo médio uma frigideira com o açúcar e a água. Deixe derreter, sem mexer, até obter um caramelo dourado. Este processo demorará aproximadamente 10 minutos.

Dica: É importante não mexer o caramelo para que ele não cristalize nem fique duro.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 5
6

Pegue uma forma de bolo de tamanho médio e espalhe no fundo e laterais o caramelo do passo anterior. Adicione as rodelas de abacaxi e, no centro das rodelas, arrume as cerejas.

Dica: Neste caso usei uma forma de silicone, que não precisa untar. Nesse caso basta colocar o caramelo no fundo da forma.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 6
7

Finalmente adicione a massa de bolo na forma. Leve ao forno por 180ºC durante 40-45 minutos ou até passar no teste do palito. Quando o seu bolo de abacaxi fofinho estiver pronto, desenforme em seguida.

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 7
8

Espere esfriar e o seu bolo de abacaxi invertido está pronto a servir! Simples, delicioso e com certeza vai fazer o maior sucesso na mesa de Natal. Bom apetite!

Se você decidiu fazer essa deliciosa receita de torta de abacaxi caramelizada passo a passo deixe um comentário com fotos do resultado. Veja também como fazer estas receitas com abacaxi:

Receita de Bolo torta de abacaxi - Passo 8

Se você gostou da receita de Bolo torta de abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Suba a sua foto de Receita de Bolo torta de abacaxi

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Bolo torta de abacaxi