Receita de Brócolis refogado simples

Receita de Brócolis refogado simples

Esta receita de brócolis refogado simples que compartilhamos no TudoReceitas é perfeita para acompanhar todas as suas refeições! Além de ser uma sugestão saudável e leve, ideal para quem cuida da alimentação e quer diminuir a quantidade de calorias nas refeições, é também saborosa, fácil e rápida de preparar!

O brócolis é um alimento com várias propriedades benéficas para o organismo, sobretudo porque é rico em minerais como cálcio, magnésio, potássico e sódio, tem elevado teor de vitaminas A e C, que se traduzem em excelentes propriedades antioxidantes e digestivas, entre muitos outros benefícios. Para usufruir dos benefícios do brócolis o ideal é cozinhar o brócolis ao vapor, no forno ou refogado, como mostramos abaixo. Veja como fazer brócolis refogado simples passo a passo em fotos e experimente!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Refogado
Ingredientes:
Como fazer Brócolis refogado simples:
1

Para fazer brócolis refogado simples comece por lavar e higienizar o brócolis - veja como limpar o brócolis do jeito certo. Depois corte o brócolis em floretes e fatie em pedaços não muito grossos nem muito finos, como na foto.

2

Leve ao fogo médio uma frigideira com um fio de azeite e o alho picado. Quando estiver quente arrume o brócolis na frigideira e tempere com sal e pimenta a gosto.

Dica: Após adicionar o fio de azeite unte a frigideira com ele usando papel absorvente. Se você quiser pode adicionar outros temperos a gosto no brócolis: salsinha, oréganos, cominhos, pimenta calabresa...

3

Deixe o brócolis cozinhar até ficar dourado. Depois vire e deixe dourar do outro lado também. O brócolis na frigideira ficará pronto após 10-15 minutos, dependendo da espessura dele e de como você preferir o brócolis: bem macio ou ligeiramente crocante.

4

Quando o brócolis refogado com alho estiver pronto sirva regado com um fio de azeite e está pronto! Fácil, rápido e com muitos benefícios. Experimente esta receita simples e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

No TudoReceitas você encontra mais receitas de brócolis para variar no cardápio. Confira estas sugestões:

  • Brócolis cozido no vapor
  • Brócolis gratinado no forno
  • Arroz com brócolis simples

Se você gostou da receita de Brócolis refogado simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Brócolis.

Como fazer brócolis refogado no alho: calorias e truques

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 100 gramas de brócolis cru contém apenas 34 calorias, um valor que varia dependendo da forma de cozinhar e dos ingredientes adicionados no brócolis. Por exemplo: se, no momento de cozinhar brócolis na frigideira, você adicionar 1 colher de sopa de azeite de oliva (que contém 135 calorias) e um dente de alho (que contém 18 calorias), os 100 gramas de brócolis terão um total de 187 calorias.

Agora que você sabe quantas calorias tem brócolis refogado com alho, veja estes truques para conseguir uma receita de brócolis perfeita:

  • Para preparar esta receita mais rapidamente você pode pré-cozer o brócolis numa panela com água fervente por 2-3 minutos. A diferença é que, no final, o brócolis não ficará tão crocante;
  • Para saber se o brócolis está pronto pique a parte do caule com um garfo. Se o caule estiver macio significa que o brócolis está pronto;
  • Adicionar temperos e especiarias a gosto no brócolis na frigideira é uma boa ideia para variar no sabor do prato, porém sempre lembre de usar temperos baixos em calorias, evitando os molhos;
  • Se você quiser, no momento de cozinhar o brócolis, adicione outros ingredientes também baixos em calorias, como champignon fatiado e camarão.