Receita de Brownie de chocolate simples e fofinho

Receita de Brownie de chocolate simples e fofinho

Quem ama bolo de chocolate sabe que o brownie está no topo da lista dos melhores bolos de chocolate do mundo inteiro! O brownie é um bolo que não cresce muito, por fora tem uma casquinha crocante e por dentro é mais cremoso do que o bolo tradicional.

Existem várias receitas de brownie: algumas delas preparadas com chocolate em barra, outras preparadas com chocolate ou cacau em pó, com quase nada de farinha ou com tanta farinha quanto um bolo comum, mas uma coisa é certa: brownie tem de ter manteiga porque é ela que confere essa cremosidade indescritível na massa!

Aqui no TudoReceitas queremos ensinar para você como fazer brownie de chocolate fácil passo a passo em fotos usando chocolate em pó ou, se preferir, cacau em pó. Esta versão fica mais econômica que o brownie preparado com chocolate em barra e também resulta num brownie de massa mais fofinha. Continue aqui no TudoReceitas e comprove como é fácil preparar esta receita de brownie de chocolate simples e fofinho que vai deixar todo o mundo salivando!

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Brownie de chocolate simples e fofinho:
1

Separe os ingredientes desta receita de brownie de massa fofinha. Se você quiser substituir o chocolate em pó por achocolatado, reduza um pouco a quantidade de açúcar; se preferir preparar com cacau em pó, o resultado será um brownie de sabor mais intenso. Não aconselhamos substituir a manteiga por margarina para não comprometer o sabor do brownie nem prejudicar a consistência dele.

Dica: qual a diferença de chocolate e cacau em pó? A grande diferença entre o chocolate em pó e o cacau é que o chocolate em pó contém 50% de açúcar na composição, enquanto que o cacau é somente cacau moído.

2

Derreta a manteiga no microondas ou no fogão e adicione o chocolate ou cacau em pó. Misture muito bem, até obter uma mistura cremosa e homogênea, e reserve.

Dica: peneire o chocolate ou o cacau para evitar os grumos na massa deste brownie caseiro.

3

Noutro recipiente bata os ovos com o açúcar, de preferência usando a batedeira, até dissolver bem os grãos de açúcar. Adicione o leite e a essência de baunilha e misture.

Dica: qual a função do ovo no brownie? A principal função do ovo no brownie é dar estrutura e firmeza à massa, mantendo todos os ingredientes bem ligados.

4

Adicione o creme de manteiga e chocolate ou cacau e bata para incorporar muito bem. Neste momento pré-aqueça o forno nos 180 graus.

5

Por fim adicione a farinha, o fermento e o sal peneirados juntos e misture delicadamente na massa do brownie, sem bater. O resultado será uma massa de bolo mais espessa que os bolos de chocolate tradicionais, porém é assim mesmo!

6

Coloque a massa do brownie de chocolate numa forma quadrada ou retangular, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. No entanto, se você preferir usar uma forma de silicone (como na foto), não precisa untar nem enfarinhar. Alise muito bem a superfície e coloque assando no forno a 180ºC por 20-30 minutos.

Dica: neste caso foi usada uma forma de 20 x 30 cm.

7

No fim desse tempo, não se preocupe se o brownie parecer um pouco cru, pois ele terminará de cozinhar com o calor residual. Retire do forno, deixe esfriar completamente e pode desenformar. Sirva seu delicioso brownie de chocolate fofinho polvilhado com açúcar de confeiteiro e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo de chocolate? Veja também como fazer:

  • Bolo de chocolate com brigadeiro
  • Bolo de chocolate com farinha de arroz
  • Bolo de chocolate com 1 ovo

Se você gostou da receita de Brownie de chocolate simples e fofinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Brownies.