Receita de Bruaca cearense

Receita de Bruaca cearense

Ainda que o nome não deixe dúvidas quanto à origem desta receita, a bruaca recebe outros nomes por todo o Brasil: bolo de caco nordestino, orelha de padre, orelha de pau, bolinho de corno, chapéu de couro, chapéu de padre... são muitas as variações, mas a receita difere pouco. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer bruaca cearense, uma panqueca doce que vai bem no café da manhã ou no lanche. É bem simples, logo logo você aprende a fazer e com certeza vai repetir o preparo muitas outras vezes. Confira abaixo todos os detalhes sobre como fazer bruaca doce.

4 convidados 15m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Bruaca cearense:
1

No liquidificador bata todos os ingredientes até obter uma massa de panqueca.

2

Unte uma frigideira com um pouco de óleo ou manteiga e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, adicione uma concha de sopa com a massa e deixe fritar até ficar consistente nas beiradas. Vire, deixe dourar do outro lado e retire para um prato.

Dica: As bruacas devem ficar finas, semelhante a um crepe.

3

Repita com a restante massa e delicie-se com a sua bruaca doce completando com creme de chocolate, mel, frutas frescas, geleia e mais.

Agora que você sabe como fazer bruaca, confira também estas receitas de panquecas irresistíveis:

  • Panquecas com farinha de arroz;
  • Panqueca sem ovo;
  • Panqueca de aveia light.

Se você gostou da receita de Bruaca cearense, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Panquecas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

O que é a comida bruaca?

Você já ouviu falar em bruaca mas não entendeu o que era? O significado de bruaca é um pouco variado, pois significa coisas diferentes em cada região do Brasil.

No entanto, a comida bruaca é bem simples: consiste numa panqueca doce típica do Nordeste preparada com os mesmos ingredientes usados para fazer um bolo: farinha de trigo, açúcar, leite e ovo. Para fazer bruaca você não precisa de fermento, já que ela é cozinhada por meio de fritura, na frigideira, em vez de ir no forno, e não se pretende que cresça muito. Você pode servir bruaca polvilhada com açúcar de confeiteiro ou com outros ingredientes ao seu gosto. Experimente e delicie-se!