Receita de Cachorrada doce

Receita de Cachorrada doce

Esse doce de leite nos remete à lembrança de doce de infância. Dependendo da região do país, ele será conhecido por outros nomes, como doce de leite coalhado, doce de leite azedo...

Na região do Mato Grosso do Sul, essa delícia é conhecida como cachorrada doce e trata-se de um doce feito com leite, açúcar, cravo e canela (que podem ser opcionais), cozido no fogo até ganhar consistência de doce de compota! É maravilhoso!

Quer aprender a preparar essa receita que tem gostinho de doce da roça? Então, acompanhe aqui através das fotos do passo a passo no TudoReceitas!

2 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Cachorrada doce:
1

Numa panela grande, adicione o leite líquido e acrescente o sumo do limão. Deixe o leite talhar por aproximadamente 15 minutos, com o fogo desligado.

Dica: Se quiser, dobre a receita para preparar uma quantidade maior do doce.

2

Adicione o açúcar, os cravos e a canela. Deixe cozinhando em fogo médio até ferver, para o leite pegar o gosto dessas especiarias.

3

Abaixe o fogo e mexa de vez em quando. Ele soltará o soro mas, à medida que for cozinhando, a calda irá engrossar.

4

Continue mexendo de vez em quando, até que o doce mude de cor. Ficará com cor mais escura e com a calda mais grossa. Desligue o fogo e sirva o doce numa compoteira.

 

Dica: O tempo para chegar no ponto do doce poderá variar de 30 a 40 minutos.

5

Esse doce poderá ser servido morno ou frio! Aproveite para se deliciar com essa maravilhosa sobremesa com leite azedo e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer cachorrada, veja também estas receitas de doce de leite?

  • Doce de leite em pó
  • Doce de leite caseiro com creme de leite
  • Doce de leite de corte

Se você gostou da receita de Cachorrada doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.