Café de cevada

Café de cevada

O café de cevada tem a grande vantagem de ser sem cafeína, por isso é um substituto legal para quem não pode beber café. Mas existem muitos outros benefícios nele! Aqui no TudoReceitas revelamos para você o que é café de cevada, quais os benefícios da cevada e como fazer um bom café de cevada. Preste atenção!

A cevada é um cereal que, após ser torrado e moído, pode ser preparado do mesmo jeito que o café tradicional. Porém o café de cevada não contém cafeína e preserva várias propriedades nutricionais da cevada que são interessantes para o nosso organismo. Se você quer saber mais acerca dos benefícios do café de cevada e como preparar café de cevada, confira abaixo todas as informações!

1 convidado 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Café de cevada:
1

Ferva a água e coloque na xícara as duas colheres de chá de cevada torrada e moída. Lembre que a qualidade de cevada usada faz toda a diferença em como fazer uma cevada deliciosa, por isso experimente diferentes marcas até encontrar a cevada que você prefere.

2

Adicione um pouco da água na xícara e mexa até dissolver a cevada. Adicione o restante da água e mexa até obter um chá de cevada escurinho e com uma leve espuma cremosa.

Dica: Espere a água esfriar um pouquinho antes de misturar na cevada, assim você evitará o gosto amargo nesta bebida.

3

Adicione um pau de canela, para aromatizar e, se quiser, adoce a gosto com açúcar ou mel. O café de cevada vai especialmente bem como acompanhamento de um bolo caseiro ou bolinho de chuva, experimente!

Se você procura usufruir dos benefícios da cevada, confira abaixo quais são e veja também como fazer pão de cevada fácil.

Dica: Se achar necessário, coe sua cevada antes de beber.

Se você gostou da receita de Café de cevada, sugerimos que entre na nossa categoria de Café .

Café cevada e seus benefícios

Acima compartilhamos com você como preparar café de cevada, uma bebida gostosa para servir no café da manhã ou no lanche. Mas você sabe quais os benefícios da cevada para nossa saúde?

Em 100 gramas de grão de cevada encontramos cerca de 73 gramas de carboidratos, 12 gramas de proteínas, 37,7 miligramas de selênio e 1,94 miligramas de magnésio. O selênio é um antioxidante que ajuda na proteção das células e do organismo no geral, enquanto que o magnésio é um mineral importante na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos. A cevada é também rica em fibras, que ajudam na boa digestão e na redução do colesterol, por isso a cevada é considerada um alimento funcional1.

Efeitos colaterais da cevada

Apesar dos benefícios, a cevada tem a desvantagem de conter glúten e apresenta efeitos colaterais se for tomada em excesso. Por ser uma fibra dietética solúvel, a cevada pode procurar gases intestinais ou flatos e não é indicada para quem sofre de estômago sensível.

Referências
  1. www.pharmacorum.com.br