Receita de Calçots no forno

Receita de Calçots no forno

Os calçots são um tipo de bulbo alongado da família das cebolas, faz lembrar uma cebolinha que cresceu até o tamanho de um alho-poró. É muito popular na gastronomia da Catalunha, em Espanha, sobretudo durante uma festividade chamada de "calçotada" que ocorre entre janeiro e fevereiro. No TudoReceitas.com damos a conhecer esta receita internacional de calçots no forno, confira abaixo o preparo detalhado e não deixe de experimentar quando tiver oportunidade!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, No forno, Receitas de Espanha, Receita tradicional de Catalunha
Ingredientes:
Como fazer Calçots no forno:
1

Para esta receita de calçots no forno calculei cerca de 25 calçots por pessoa, porém a quantidade varia em função do apetite e do fato de se gostar ou não deste legume.

2

O primeiro passo para assar calçots é descascar a primeira camada, que está cheia de sujeira.

3

Em seguida corte as pontas de cada calçot. Não corte mais que as raízes e a parte que as liga ao caule, caso contrário os calçots no forno irão desmanchar.

4

Lave mito bem os calçots para eliminar os restantes vestígios de sujeira.

5

Em seguida forre uma assadeira com papel alumínio e disponha nela os calçots, como na imagem. Regue com o azeite e leve a assar no forno preaquecido a 200ºC.

6

À medida que assam, observe como os calçots no forno ficam dourados e começam soltando seu suco. Com a ajuda de uma pinça de cozinha, aperte os calçots e, se estiverem suaves, vire ao contrário para cozinhar e dourar do outro lado.

7

Os calçots estão prontos quando estiverem bem macios. Nesse momento retire-os do forno e disponha em uma bandeja. Repita com os restantes calçots.

8

Para comer os calçots no forno retire a primeira camada dourada, e regue o interior do calçot com molho romesco. Sirva acompanhados de, por exemplo, bife na chapa ou assado. Bom apetite!

Gostou desta receita? Escreva abaixo seu comentário!

Se você gostou da receita de Calçots no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.