Receita de Calda de pudim da Palmirinha

Receita de Calda de pudim da Palmirinha

Pudim e calda de caramelo nasceram para ficar juntos para sempre! Por isso, na hora de fazer um pudim caseiro, não deixe de preparar esta receita para calda de pudim da nossa querida Palmirinha Onofre! Tal como todas as receitas dessa simpática senhora, este caramelo para pudim também é bem fácil de preparar e não tem erro. Basta seguir o passo a passo abaixo e logo você aprende como fazer calda de caramelo para caramelizar forma de pudim facilmente.

Nós acreditamos que esta é a melhor calda de pudim, porque é bem simples e gostosa, mas nada como você experimentar para comprovar, não é mesmo? Confira abaixo todos os detalhes desta receita de calda de pudim da Palmirinha e faça em sua casa!

6 convidados 10m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Calda de pudim da Palmirinha:
1

É bem simples fazer calda de caramelo! Segundo a receita da Dona Palmirinha o primeiro passo é colocar numa panela grossa o açúcar, a água e a baunilha e mexer um pouco, somente para misturar.

Dica: Para esta receita aconselhamos usar açúcar refinado, que é mais fácil de dissolver.

2

Leve a panela ao fogo e deixe ferver. À medida que ferve, você observa que as bolhas se vão tornando maiores e a calda mais escura, baixe o fogo para evitar queimar.

3

Alguns minutos depois a calda reduz as bolhas e começa a caramelizar. Nesse momento preste atenção à cor da calda: o ponto ideal é quando a calda ganha uma tonalidadeâmbar, como na fotografia. Nesse momento pode desligar o fogo.

Dica: Não deixe a calda passar do ponto: quanto mais escura, mais amarga ficará.

4

Coloque a calda de pudim da Palmirinha na forma de pudim e espalhe usando um pincel de cozinha ou girando a forma. Está pronta para receber o pudim! Se você preferir pode usar esta calda para pudim depois de pronto, também fica muito gostoso.

Agora que você sabe como fazer uma boa calda de pudim, confira estas receitas de pudim maravilhosas:

  • Pudim de padaria assado;
  • Pudim de pão caseiro;
  • Pudim de leite que não vai ao forno.

Dica: Prefira usar uma forma de pudim em inox, esse material mantém o calor por mais tempo. Esta calda é suficiente para um pudim grande ou 6 pudins pequenos.

Se você gostou da receita de Calda de pudim da Palmirinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Como conservar caramelo para pudim

Se você preferir pode preparar esta calda para pudim fácil e reservar para usar noutro momento. Nesse caso, quando a calda estiver pronta deixe esfriar um pouco e transfira para um pote com tampa. Tampe bem e deixe na geladeira por até 2 meses.

No momento em que você quiser usar a calda de caramelo ela estará bem espessa, por conta do frio. Retire a tampa, esquente a calda no pote no microondas por 30 segundos e pode usar para untar a forma de pudim!