Receita de Caldo chica doida

Receita de Caldo chica doida

Chica doida é um prato típico de Goiás e surgiu de um improviso há mais de 50 anos. Trata-se de uma pamonha de milho recheada com queijo, jiló, linguiça, pimenta, entre outros ingredientes, gratinada no forno. A receita 'chica doida' possui esse nome porque a criadora, Dona Petronilha de Quirinópolis, criou essa pamonha com um toque bem apimentado.

Nesta receita que iremos apresentar, você irá saber como preparar um caldo inspirado na Chica Doida, com milho verde, frango, bacon, calabresa, pimenta e outros temperinhos que deixarão esse caldo perfeito para te aquecer em dias mais frios!

Deu vontade de preparar essa deliciosa receita com sabor especial de milho aí na sua casa? Então continue aqui no TudoReceitas e descubra o passo a passo em fotos do caldo chica doida!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Caldo chica doida:
1

Inicie a receita separando todos os ingredientes para facilitar o processo. Pique a cebola e o alho, corte o peito de frango, a linguiça calabresa e o bacon em cubinhos pequenos. Estamos usando milho verde, com grãos macios e suculentos que deixarão o caldo bem saboroso e encorpado.

Dica: se você quiser o caldo mais picante, não retire as sementes da pimenta.

2

Debulhe os grãos de 5 espigas de milho para bater junto com 500 ml de água filtrada, no liquidificador.

3

Após este processo, coe o caldo para retirar o bagaço do milho, que você poderá reservar para preparar bolinhos fritos ou até um bolo de milho - confira nossa receita de bolo com bagaço de milho!

Dica: não iremos usar o bagaço do milho nesta receita por se tratar de um caldo, mas na receita original de chica doida ele não é descartado.

4

Numa caçarola média, refogue o bacon e a linguiça calabresa com a cebola picada no azeite de oliva até que fiquem ligeiramente dourados. Em seguida, acrescente o alho e a pimenta para refogarem rapidamente.

5

Tempere o refogado com sal, pimenta do reino, açafrão e adicione o peito de frango em cubos em seguida.

6

Depois que refogar o frango até ele mudar de cor, adicione os grãos de milho cozidos para dar um toque bem rústico ao seu caldo.

7

Por último, adicione o caldo do milho coado, metade do cheiro verde e misture tudo. Reduza o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela, por causa do amido do milho que tende a engrossar.

8

Adicione água aos poucos, à medida que for sentindo que o caldo está engrossando demais, e deixe-o cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo sempre. Se for preciso, acerte nos temperos a gosto.

Dica: acrescentei aproximadamente 600 ml de água filtrada ao caldo enquanto estava cozinhando, mas isso dependerá da consistência de caldo mais ou menos cremoso que você irá preferir.

9

Seu caldo chica doida cremoso está pronto para ser servido e saboreado por toda família! Decore com mais cheiro verde na hora de servir!

10

Experimente servir este caldinho com queijo meia cura ralado ou outro queijo de sua preferência, ficará uma delícia! Esperamos que tenha gostado da receita de caldo chica doida com bacon, calabresa e frango. Deixe em baixo seu comentário e bom apetite!

Procurando mais receitas de caldos com frango? Veja como fazer:

  • Caldo de mandioquinha com frango
  • Caldo de inhame com frango
  • Caldo verde com frango

Se você gostou da receita de Caldo chica doida, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.