Receita de Caldo de carne caseiro

Receita de Caldo de carne caseiro
Imagem: popsugar.com

Vamos aprender como fazer caldo de carne caseiro do jeito tradicional? Esse é um caldo de osso de boi bem fácil de fazer e ótimo para aproveitar os ossos do animal e outras partes que geralmente não usamos em nossa alimentação. O caldo de carne é a base de várias receitas de carne, sopas, arroz e mais, confere sabor extra e deixa a comida com aquele gostinho de comida caseira. Por essa razão é interessante aprender a preparar caldo de carne caseiro e guardar na geladeira para cozinhar sempre que precisar. Confira esta receita passo a passo que compartilhamos aqui no TudoReceitas experimente!

6 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por levar ao fogo uma panela com um fio de óleo e fritar o músculo, a costela bovina ou o ossobuco até dourar. Depois acrescente a canela e o motocó e deixe soltar o sabor também.

2

Enquanto a carne cozinha, prepare os legumes: descasque as cenouras e a cebola e corte em pedaços junto com o salsão.

Dica: Prefira usar legumes biológicos ou de produção caseira, que mantêm todas as suas propriedades e não contêm químicos. Nesse não precisa descascar, basta lavar bem.

3

Acrescente os legumes, as ervas aromáticas e a pimenta à panela e cubra com água, cerca de 3 dedos acima da altura dos legumes. Deixe cozinhar fervendo por 1 hora.

4

Durante esse tempo retire a espuma que se forma, usando uma colher, peneira ou filtro de café.

Dica: É importante remover a espuma que se forma para para conseguir um caldo transparente e brilhante.

Imagem: blueandhazel.com
5

Após ferver o caldo por 1 hora, passe o caldo por uma peneira e pressione os ingredientes com uma colher, para extrair o máximo de líquido.

Dica: Use a carne e legumes para, por exemplo, preparar uma sopa.

Imagem: blog.paleohacks.com
6

Espere o caldo de carne caseiro esfriar, retire a película gelatinosa e reserve na geladeira até 3 dias, ou no freezer por 3 meses. Use para preparar receitas com caldo de carne na lista de ingredientes, como estas nossas sugestões:

  • Pirão de farinha com caldo de carne;
  • Escondidinho de carne moída com purê de batata;
  • Molho para carne assada fácil;
  • Molho madeira sem vinho;
  • Phở vietnamita.

Bom apetite e conte para nós o que você achou desta receita para aproveitar ossos de carne!

Imagem: popsugar.com

Se você gostou da receita de Caldo de carne caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos.

Caldo de carne com osso e músculo

É muito fácil fazer caldo de carne caseiro, e econômico também! Mas quais ingredientes usar no caldo de carne?

Para seu preparo é importante usar ossos, pois eles são ricos em nutrientes e deixam o caldo com a consistência certa. Além disso não deixe também de usar carne/músculo (pode ser a mais barata que você encontrar), pois é ela que confere sabor e cor ao caldo de carne. Além destes ingredientes imprescindíveis você pode usar alguns legumes, ervas aromáticas e temperos a gosto. Experimente diferentes combinações e delicie-se com suas receitas com caldo de carne!