Receita de Caldo de feijão com linguiça

Receita de Caldo de feijão com linguiça

Para você, que está procurando uma receita prática, fácil e cheia de sabor para aquecer nesse inverno, confira como fazer esta sopa rica de feijão com linguiça! Um prato bem simples de fazer, muito nutritivo e saciante que com certeza vai agradar a todos aí em casa.

Esta receita de caldo de feijão com linguiça é muito prático de fazer na panela de pressão, abaixo explicamos o passo a passo detalhado e mostramos as fotos de preparo. Neste caso usámos feijão jalo vermelho, também conhecido como feijão jalo roxo, que é ótimo para receitas de caldos e sopas, mas você pode usar outro da sua preferência. A linguiça usada foi linguiça frescal, mas abaixo indicamos algumas opções caso queira substituir também.

Confira já o passo a passo em fotos desta receita de feijão com linguiça e faça, temos a certeza que ela vai deixar sua refeição muito mais gostosa!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Junte todos os ingredientes indicamos acima. Neste caso usámos feijão vermelho do tipo jalo, mas você pode usar feijão vermelho comum. A linguiça frescal também pode ser substituída por linguiça calabresa ou linguiça toscana e pode até ser incluído um pouco de bacon ou toucinho no preparo, para conferir mais sabor!

Dica: Deixe o feijão demolhando em água filtrada durante a noite anterior ao preparo desta receita.

2

Na panela de pressão coloque metade da cebola picada, metade dos alhos também picados e uma pitada de sal. Leve ao fogo médio e deixe até a cebola ficar macia e transparente.

Dica: Mexa de vez em quando para evitar que este refogado queime.

3

Depois adicione metade do tomate picado, tampe ligeiramente e deixe por 1-2 minutos, para que o tomate solte seus sucos e fique macio - não precisa pegar pressão.

Dica: Se quiser pode colocar metade de um pimentão picado junto com o tomate.

4

Em seguida coloque o feijão escorrido e enxaguado e adicione 1 litro de água filtrada ou caldo de legumes caseiro. Tampe a panela e cozinhe por 30-35 minutos após pegar a pressão.

5

Enquanto isso, fatie a linguiça e doure numa frigideira no fogo médio-baixo com um fio de óleo.

Dica: Dourar a linguiça à parte é um truque para intensificar o seu sabor e conseguir uma linguiça mais firme.

6

Aproveite a gordura que a linguiça soltou e refogue a cebola e alhos restantes. Assim que a cebola estiver macia, acrescente os tomates reservados, coloque uma pitada de sal e pimenta e deixe por 15 minutos no fogo baixo.

Dica: Se o fundo da frigideira ou da panela em que dourou as linguiças ficou queimadinho, coloque 1-2 colheres de sopa de vinho branco seco para desgrudar. Cozinhe aí a cebola e os alhos do jeito indicado, aproveitando essa gordura que contém muito sabor.

7

Após o tempo de cozimento do feijão, confira o ponto dele: se ainda estiver duro, deixe cozinhar na pressão por mais 10-15 minutos. Depois adicione a linguiça douradinha, suba o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Dica: Se quiser, antes de adicionar a linguiça poderá bater o caldo de feijão no liquidificador, para ficar lisinho.

8

Por fim, para conseguir mais sabor neste caldo de feijão simples, adicione o refogado de cebola, alho e tomate e acerte o sabor com sal e pimenta. Deixe ferver até reduzir na consistência do seu agrado.

9

Está pronto seu caldo de feijão vermelho com linguiça frescal! Sirva em seguida, se quiser polvilhando salsinha ou cebolinha, e desfrute deste prato reconfortante com cara de inverno. Bom apetite!

Gostou da receita? Deixe abaixo seu comentário e veja também como fazer estas receitas de caldos e sopas:

  • Sopa de feijão linght
  • Caldo de mandioca com bacon e calabresa
  • Caldo verde com frango

Se você gostou da receita de Caldo de feijão com linguiça, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa de feijão.