Receita de Caldo de kenga simples

Receita de Caldo de kenga simples

O caldo de kenga (ou caldo de quenga) é uma receita tradicional da região de Salinas, no norte de Minas Gerais. O nome pode causar alguma estranheza para quem não está acostumado, no entanto esta é uma receita de caldo de mandioquinha, mandioca e frango desfiado bem simples de preparar!

Se você está buscando receita de caldos para vender ou caldo barato para festa, prepare esta sugestão que é também ideal para esquentar num dia frio, sobretudo depois de um dia de trabalho intenso! Com certeza seus clientes, familiares e amigos vão amar a consistência cremosa e o sabor gostoso deste caldo caseiro que, por ser tão nutritivo, pode até ser servido como jantar, com ou sem um acompanhamento simples.

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer caldo de kenga simples com nossas dicas e passo a passo em fotos.

10 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Caldo de kenga simples:
1

Esquente um fio de óleo na panela de pressão (o suficiente para cobrir o fundo da panela) e doure 1 cebola picada. Após, coloque os peitos de frango, as cenouras, as mandiocas e as mandioquinhas descascadas e picadas e tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto.

Dica: o peito de frango que pode ser inteiro ou cortado em pedaços, pois ele será desfiado mais tarde.

2

O passo seguinte desta receita de caldo de kenga original é acrescentar água ou caldo de legumes em quantidade suficiente até cobrir os ingredientes (cerca de 1 litro). Tampe e deixe cozinhando até que todos os legumes e o frango fiquem macios (30 minutos após a panela começar a chiar).

3

Após esse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Depois retire o frango da panela, desfie e reserve. Coloque no liquidificador o caldo do cozimento junto com a mandioca, a mandioquinha e a cenoura e bata até obter um creme lisinho, como na foto. Reserve o frango e o caldo.

4

Numa outra panela grande frite o bacon com o alho e a outra cebola até dourar. Adicione também o frango desfiado e deixe refogar por 1-2 minutos. Adicione o caldo de kenga batido no liquidificador, misture e espere ferver antes de servir.

Dica: se quiser, reserve um pouco de bacon para decorar o caldo no prato.

5

Adicione o cheiro-verde e seu deliciosocaldo de kenga tradicional está pronto! Recomendamos que sirva este caldinho com torresmo caseiro ou bacon frito e será uma delícia! Agora que você sabe como faz caldo de kenga, não hesite em preparar aí na sua casa ou restaurante e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Se você está buscando mais receitas de caldos simples, confira também como preparar:

  • Caldo de mandioca simples
  • Caldo verde de mandioca
  • Caldo de abóbora com creme de leite

Dica: as quantidades indicadas nesta receita de sopa de de kenga rende cerca de 10 doses individuais.

Se você gostou da receita de Caldo de kenga simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.