Receita de Caldo de mandioca simples

Receita de Caldo de mandioca simples

Procurando receitas de caldos gostosos para o inverno? Aqui TudoReceitas você aprende como fazer caldo de mandioca simples passo a passo em fotos para que não tenha qualquer dificuldade e consiga uma caldinho bem gostoso!

Este caldo também é chamado de sopa de macaxeira em algumas regiões do Brasil e, apesar dos ingredientes variarem um pouco (por exemplo: algumas pessoas não adicionam alho nem cenoura), o resultado final é muito semelhante. Você poderá preparar este caldo de mandioca simples e rápido na panela de pressão, no entanto o preparo na panela comum também é válido.

Confira aqui no TudoReceitas como faz caldo de mandioca em fotos passo a passo, perfeito para aquecer e reconfortar nos dias mais frios!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Caldo de mandioca simples:
1

Descasque a mandioca e corte em pedaços, assim ela cozinhará mais rápido. Faça o mesmo com a cenoura, a cebola e os alhos e corte o alho poró em rodelas.

Dica: se a sua mandioca não for fresca, não esqueça de retirar a fibra do meio, que é dura e prejudicará a consistência cremosa deste caldo.

2

Noutra panela com o óleo ou azeite refogue a cebola e os alhos picados por 1-2 minutos no fogo médio-baixo. Acrescente o alho poró, misture e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

3

Acrescente a cenoura e a mandioca na panela e misture. Deixe no fogo por mais 1-2 minutos, para os legumes "suarem" e assim você conseguir uma sopa mais saborosa!

4

Acrescente 1 litro de água ou de caldo de legumes e o sal. Tampe e deixe ferver por 40 minutos na panela comum ou 20 minutos na panela de pressão.

Dica: a água deve ser suficiente para cobrir todos os legumes. Se isso não acontecer, coloque mais um pouco.

5

Para saber se o caldo simples de mandioca está pronto, pique um dos pedaços de mandioca com um garfo ou faca: se a mandioca ainda estiver durinha, deixe a sopa ferver por mais 10-15 minutos.

6

Se a mandioca se desfizer facilmente, significa que todos os legumes estão cozidos! Triture o caldo de mandioca com um mixer de mão diretamente na panela até ficar bem lisinho ou, se preferir, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador.

Dica: se o caldo de mandioca estiver muito espesso antes ou após bater, adicione um pouco de água.

7

Sirva seu caldo de mandioca simples em seguida, polvilhado com cebolinha picada e acompanhando com, por exemplo, torrada temperada com orégano e queijo. Simplesmente delicioso!

Se você procura mais receitas caldo de mandioca, confira as nossas sugestões:

  • Caldo de mandioca com frango
  • Caldo de mandioca com carne moída
  • Caldo de mandioca com carne seca

Dica: gostou desta receita? Deixe em baixo um comentário e suba foto da sua sopa de mandioca cozida!

8

Confira também o preparo em vídeo desta receita de caldinho de mandioca!

Se você gostou da receita de Caldo de mandioca simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.