Receita de Caldo de ossos na panela de pressão

Receita de Caldo de ossos na panela de pressão

Já ouviu falar em caldo de ossos? Saiba que esse é um alimento altamente nutritivo originário da época das cavernas. Acredita-se que os caçadores-coletores aproveitavam partes não comestíveis dos animais, como os ossos, para produzir um caldo nutritivo.

Os ossos dos animais são extremamente ricos em vitaminas e minerais, dessa forma o caldo de ossos traz muitos benefícios à saúde. O modo de fazer é simples, porém mais prolongado que as demais receitas de caldos. Afinal é preciso de um tempo maior para conseguir retirar todos os nutrientes. Veja o passo a passo da nossa receita de caldo de ossos na panela de pressão aqui no TudoReceitas e agregue mais saúde à sua mesa!

2 convidados 4h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Caldo de ossos na panela de pressão:
1

Leve os ossos ao forno por 30 minutos a 180°C, sem temperar. É importante assar os ossos antes do preparo do caldo pois assim conseguiremos extrair o máximo de sabor deles.

Dica: para preparar caldo de ossos você pode usar ossos de boi ou porco, evite os ossos de galinha. Pode até pedir no açougue alguns ossos que geralmente são desperdiçados por não terem grande valor comercial.

2

Depois de assar os ossos, coloque-os na panela de pressão com os legumes cortados e os demais ingredientes. Deixe cozinhar por 3 horas.

Dica: você pode variar nos legumes usados no preparo do caldo de ossos, no entanto dê preferência aos de sabor mais aromático, para garantir um caldo bem saboroso.

3

Após esse tempo, peneire ou coe todo o conteúdo da panela, separando o líquido dos sólidos.

Dica: aproveite os legumes para o preparo de sopas ou purês, evitando o desperdício.

4

Está pronto seu caldo de ossos caseiro! Confira abaixo nossas sugestões de como tomar caldo de ossos e outras opções de caldos caseiros. Veja mais receitas práticas e nutritivas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora.

Se você gostou da receita de Caldo de ossos na panela de pressão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos.

Como tomar caldo de ossos?

O caldo de ossos é uma receita bem ancestral que, recentemente, tem ganho mais destaque. Os benefícios do caldo de ossos estão diretamente relacionados a todos os nutrientes que os ossos contêm e que passam para o caldo: colágeno, gelatina, tutano, glicina, prolina, ácido hialurônico, sulfato de condroitina, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. O caldo de ossos é conhecido desde sempre como um remédio caseiro para o trato digestivo, auxiliando no tratamento do intestino irritável e no combate de doenças autoimunes relacionadas.

Por ser tão benéfico, existem várias sugestões de como tomar caldo de ossos. Confira:

  • Puro: poderá tomar o caldinho ainda quente logo após o preparo, sem adicionar mais nenhum ingrediente. Como esse é um caldo bem ralinho, aconselhamos consumi-lo em uma caneca ou xícara, como se fosse uma bebida! Pode tomar como substituto para um café da manhã, antes do almoço ou do jantar ou antes de dormir, pois ajuda a reconfortar, atenua o estresse e promove o sono (graças ao aminoácido glicina) - veja também como fazer suco detox para emagrecer dormindo;
  • Base: o caldo de ossos também pode ser usado como base em outras preparações, no lugar da água ou dos caldos industrializados. Use para fazer arroz, sopas, molhos, tortas e mais;
  • Jejum intermitente: algumas pessoas procuram como fazer caldo de osso para jejum intermitente pois este caldinho ajuda a fornecer hidratação e nutrientes para o nosso corpo sem comprometer a queima de gordura. Se você estiver fazendo um jejum intermitente prolongado (24h), pode tomar 1-2 xícaras de caldo de ossos no dia porque representa uma quantidade de calorias mínima (cerca de 50 kcal por xícara) quando comparada com o gasto metabólico basal (1200-1500 kcal).

Quer conhecer mais receitas de caldos caseiros? Confira também:

  • Caldo de carne para bebê
  • Caldo de peixe caseiro
  • Caldo de galinha caseiro
Bibliografia
  • https://karenschlosser.com.br/caldo-de-ossos-ou-bone-broth-por-que-voce-deveria-consumir/
  • https://www.senhortanquinho.com/brodo-quebra-jejum-intermitente-caldo-de-ossos/