Receita de Caldo de Tucupi

Receita de Caldo de Tucupi
Imagem: maxgastronomy.com

O Tucupi é um caldo típico da culinária amazônica, preparado com com a raiz da mandioca brava. É simples preparar caldo de Tucupi, mas você terá de cumprir com vários passos e esperar, no mínimo, um dia para obter o resultado final. Confira abaixo como preparar este caldo de raiz de mandioca com a ajuda do TudoReceitas.com e experimente!

2 convidados 4h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Caldo de Tucupi:
1

Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.

Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.

Imagem: minhaalmameucorpominhacasa.blogspot.pt
2

Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.

Imagem: legarb.com.br
3

O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.

Dica: O amido é polvilho, que você pode secar ao sol para depois usar em receitas, ou usar úmido no preparo de tacacá.

Imagem: legarb.com.br
4

Depois do tempo indicado, transfira o líquido para uma panela e acrescente os alhos, a chicória, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use este caldo de tucupi para preparar o tradicional tacacá paraense e também em receitas de peixe, frutos do mar, frango e pato. Bom apetite!

Dica: Reserve o caldo na geladeira por 1 hora.

Imagem: maxgastronomy.com

Se você gostou da receita de Caldo de Tucupi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.