Receita de Camarão empanado japonês

Receita de Camarão empanado japonês

O tempurá de camarão, também conhecido como camarão empanado japonês crocante, é um dos pratos típicos da culinária japonesa e que rapidamente se tornou popular no mundo ocidental. Para conseguir um camarão crocante japonês é necessário preparar uma mistura de farinha, ovo e água chamada polme, que erá usada para envolver os camarões. Depois é só fritar em óleo quente e degustar com o molho sanbaizu caseiro que ensinamos a preparar também.

Confira abaixo todos os detalhes de como fazer camarão empanado crocante e prepare facilmente com nosso passo a passo em fotos. Sirva como entrada ou petisco ou inclua num rodízio japonês caseiro, com certeza que todos ficarão surpreendidos!

4 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas japonesas
Ingredientes:
  • Para o molho sanbaizu:
Como fazer Camarão empanado japonês:
1

Comece por limpar muito bem os camarões, retirando-lhes a cabeça e as cascas e deixando somente o rabo, para que seja mais fácil segurar na hora de comer. Retire também a tripa da parte superior do camarão, enxague os camarões em água e tempere a gosto com sal e pimenta.

2

Prepare a polme para tempura batendo o ovo e misturando-o com a água filtrada ou água com gás. Adicione a farinha peneirada pouco a pouco, enquanto mistura, até obter uma massa líquida e sem grumos.

Dica: O segredo para um tempurá crocante é usar água bem geladinha! Outro truque é usar água com gás, refrigerante de limão ou até vinho branco.

3

Esquente o óleo para fritar e coloque o recipiente da polme de tempura dentro de uma tigela maior com os cubos de gelo, isso ajudará a manter a temperatura fria. Envolva cada um dos camarões na polme e coloque fritando quando o óleo estiver quente.

4

Frite somente 3-4 camarões de cada vez, para não baixar muito a temperatura do óleo e conseguir um tempurá crocante e sequinho. Quando os camarões estiverem dourados retire-os para um prato com papel absorvente.

5

Para fazer o molho para tempurá simplesmente misture todos os ingredientes num recipiente e reserve na geladeira. Este molho também é chamado de "vinagre dos três sabores".

6

Após fritar e deixar escorrer um pouco o excesso de óleo, sirva seu camarão frito empanado com o molho sanbaizu preparado no passo anterior e, se quiser, acompanhe com legumes crus cortados em palitos (cenoura, pepino, pimentão...). Desfrute desta iguaria japonesa e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de camarão empanado? Veja estas sugestões:

  • Tempurá de camarão simples
  • Camarão empanado crocante
  • Camarão empanado em panko

Se você gostou da receita de Camarão empanado japonês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.