Receita de Canja de galinha da vovó

Receita de Canja de galinha da vovó

Canja de galinha é aquele tipo de prato reconfortante e delicioso, que associamos ao tipo de comida que nos abraça! E quando pensamos em canja, vem logo à mente aquela imagem de um prato feito carinhosamente por uma avó, não é mesmo?

Essa versão de canja que apresentaremos aqui é daquela canja onde primeiramente preparamos o caldo de frango para depois cozinharmos todos os ingredientes na panela comum, sem o uso da panela de pressão. Nossa canja terá cenoura, vagem, batata, gengibre e, claro, os dois ingredientes que caracterizam essa sopa clássica: arroz e frango! Com todos esses ingredientes a sopa-canja ficará bem rica em sabor, por isso não será necessário adicionar tabletes de caldo nem outros intensificadores de sabor.

Há quem defenda que esse caldo rico de arroz com frango e legumes ajudam a repor nossas energias! Você concorda? Se prepare para fazer esta receita de canja de galinha da vovó aí na sua casa, acompanhe abaixo as instruções com fotos do passo a passo e delicie toda a sua família com esta receita afetiva deliciosa!

6 convidados 1h 30m Ceia Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
  • CALDO DE FRANGO
  • CANJA
Como fazer Canja de galinha da vovó:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a canja de galinha da vovó. Limpe o frango com limão e corte-o em pedaços médios.

Dica: você poderá usar outras partes do frango, se preferir. Inclusivamente, esta canja também ficará mais gostosa se usar frango caipira!

2

Primeiro prepare o caldo levando ao fogo médio uma panela grande com a água, os pedaços de frango, os dentes de alho inteiros (mas descascados), a cebola picada, o salsão picado, as folhas de louro, o sal, a pimenta do reino, a páprica ou o colorau e os cravos da índia. Cozinhe esse caldo por 40 minutos.

Dica: se desejar, inclua mais temperos e outras ervas ou especiarias para preparar este caldo.

3

Após esse tempo, retire os pedaços de frango para desfiar, descartando os ossos. Descarte do caldo os cravinhos da índia e as folhas de louro e reserve o restante para o preparo da canja.

4

Numa panela média aqueça o azeite de oliva e refogue o alho até dourar levemente. Acrescente o frango cozido e desfiado e refogue mais um pouco.

5

Adicione os demais ingredientes: a batata, a cenoura, a vagem, sal, pimenta do reino, páprica ou colorau, gengibre ralado e o arroz cru, misturando todos os ingredientes. Deixe refogar por alguns minutos.

6

Adicione o caldo de frango (preparado anteriormente) ao refogado e misture bem. Deixe a canja cozinhar em fogo médio por cerca de 20-25 minutos.

Dica: se for preciso, acrescente mais um pouco de água.

7

Após esse tempo, verifique se o arroz e os legumes cozinharam corretamente. Se sim, desligue o fogo; se não, deixe cozinhar por mais alguns minutinhos.

8

Sua canja de galinha com arroz e legumes está pronta para ser servida! Experimente regar azeite de oliva na hora de servir e decore com folhinhas de hortelã, ficará deliciosa!

9

Diga nos comentários se essa não é a melhor canja de galinha que você já provou e confira também como fazer:

  • Sopa de legumes com carne moída
  • Caldo de mandioca simples
  • Caldo de kenga simples

Se você gostou da receita de Canja de galinha da vovó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos.