Receita de Canjiquinha com linguiça

Receita de Canjiquinha com linguiça
Imagem: cozinhandopara2ou1.com.br

Canjiquinha (quirera ou xerém) é sinônimo de comida de conforto, não é mesmo? Sobretudo para quem é de Minas Gerais, o Estado Brasileiro onde esta iguaria é típica e passa de geração em geração. Se você está querendo saber mais sobre o que é canjiquinha e como fazer canjiquinha, continue aqui no TudoReceitas!

Esta é uma receita de canjiquinha salgada preparada com linguiça em vez de carne. A receita tradicional de canjiquinha é preparada com costelinha, porém a linguiça é uma opção mais prática, rápida e econômica que vale a pena provar!

Abaixo você pode conferir a receita de canjiquinha com linguiça passo a passo em fotos para preparar em sua casa sem dificuldade. Ela consiste num mingau de milho triturado grosseiramente que, recentemente, tem vindo a ganhar protagonismo no cardápio de grandes restaurantes um pouco por todo o país. Veja como fazer canjiquinha mineira com linguiça, bem cremosa e saborosa, e não hesite em preparar!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Canjiquinha com linguiça:
1

Primeiramente prepare ou esquente o caldo que será usado para cozinhar a canjiquinha. Vale a pena preparar um caldo caseiro, como o caldo de carne ou caldo de legumes, para garantir um gostinho caseiro nesta receita. Outra opção é dissolver 1 ou 2 tabletes de caldo em 2 xícaras e meia de água quente fervente.

2

Leve ao fogo a panela de pressão com o óleo e frite a linguiça picada ou cortada em rodelas no fogo médio-baixo. Quando começar a dourar junte a cebola e os alhos picadinhos e refogue tudo junto por mais 1-2 minutos.

Dica: Se você preferir pode preparar esta receita numa panela comum.

3

Adicione a canjiquinha e misture com os ingredientes. Deixe fritar por mais 1 minuto, para apurar os sabores, depois coloque a cachaça ou pinga e espere terminar de ferver, para libertar o álcool. Coloque o caldo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos após chiar.

Dica: O caldo deve cobrir a canjiquinha 4 dedos acima. Se isso não acontecer, complete com mais caldo ou água fervente.

Imagem: lacuisinedeliz.wordpress.com
4

Depois do tempo indicado abra a panela e confira a consistência da canjiquinha: se ela ainda estiver dura, deixe cozinhar por mais 5-10 minutos. Se estiver macia, acerte o sal, coloque a manteiga e misture.

Dica: Se a canjiquinha estiver muito densa após cozinhar, coloque mais um pouco de caldo ou água a gosto.

Imagem: musicjinni.co
5

Está pronta sua quirerinha de milho e linguiça! Sirva polvilhada com cheiro verde ou cebolinha picada e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Gostou desta sugestão de prato típico mineiro? Confira também estas receitas com canjiquinha:

  • Quirera de milho com costelinha de porco
  • Galinha com xerém

Dica: A canjiquinha também vai muito bem com queijo minas ralado na hora de servir, experimente!

Imagem: cozinhandopara2ou1.com.br

Se você gostou da receita de Canjiquinha com linguiça, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Linguiça.