Receita de Caponata de berinjela

Receita de Caponata de berinjela

A caponata de berinjela é um típico prato de legumes sicilianos, que geralmente é servido como entrada ou como acompanhamento. Com berinjela, azeitonas, alcaparras e aipo, é uma receita tradicional bastante elaborada, mas o resultado vale a pena. Geralmente é servida fria e regada com vinagre. Siga o passo a passo do TudoReceitas do detalhe e aprenda a preparar esta requintado caponata de berinjela!

4 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Ideal acompanhar com vinho tinto, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Caponata de berinjela:
1

Prepare os ingredientes para fazer a caponata de berinjela. A maioria dos ingredientes são do mercado. As azeitonas podem ser pretas e verdes e é importante que não tenham caroço.

Dica: A versão tradicional também tem pinhões, mas não incluí o ingrediente nesta ocasião.

2

Para começar, lave e corte os troncos de aipo e deixe ferver durante alguns minutos. Escorra e deixe descansar sobre um pano limpo.

3

Corte a cebola em tirinhas julienne e refogue em uma panela com óleo.

4

Quando a cebola ficar transparente, adicione as azeitonas cortadas em metades e as alcaparras. Se que usar pinhões, é o momento de adicioná-los.

5

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos , enquanto lava e corta os tomates. É o próximo ingrediente que adicionaremos à panela para preparar este caponata de berinjela. Deixe refogar em fogo médio por cerca de 10 minutos.

6

Em outra frigideira com óleo, refogue o aipo fervido anteriormente. Dois minutos serão suficientes. Transfira o aipo para a panela com a cebola e o tomate com a ajuda de uma escumadeira.

7

Na mesma panela onde refogou o aipo, adicione um pouco de óleo e, quando estiver bem quente, junte as berinjelas, previamente lavadas e picadas, primeiro no comprimento e depois no sentido transversal.

8

Quando a berinjela tiver refogado, transfira para a panela com a cebola, o tomate e as azeitonas onde já tem todos os ingredientes. Deixe cozinhar mais alguns minutos e em seguida, adicione sal, a colher de açúcar e o vinagre.

9

Cozinhe por mais alguns minutos para que os aromas se soltem. Deixe esfriar a caponata de berinjela até à temperatura ambiente e está pronto para servir, acrescentando folhas de manjericão no prato.

Gostou da receita? Descubra também:

  • Berinjela refogada com azeite
  • Antepasto de berinjela
  • Assado de berinjela

Não abandone o portal sem escrever um comentário, publicar uma fotografia do resultado e compartilhar também as suas receitas no TudoReceitas! Bom apetite!

Se você gostou da receita de Caponata de berinjela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.