Receita de Caramelo salgado vegano

Receita de Caramelo salgado vegano

A calda toffee, também conhecida como caramelo salgado, é um preparado de confeitaria tradicionalmente feito com açúcar, creme de leite e manteiga. É um doce muito tradicional da cozinha americana e é utilizado para complementar bolos, tortas, biscoitos e mais. No entanto, tal como a maioria dos doces, o caramelo toffee não é adequado para veganos e pessoas alérgicas ao leite, pois contem grandes quantidades de produtos lácteos.

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas trago para você esta receita de caramelo salgado vegano preparado com leite de coco no lugar do creme de leite e margarina vegetal no lugar da manteiga. O resultado é um delicioso caramelo toffee vegano e cremoso no ponto certo, perfeito para cobrir seus bolos ou comer direto com a colher! Confira abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo.

10 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Caramelo salgado vegano:
1

Leve ao fogo médio-baixo uma panela com o açúcar e a água. Mexa e deixe derreter até se formar um caramelo.

Dica: Mexa a água e o açúcar somente no início, para misturar, não mexa mais enquanto esquenta para evitar a cristalização.

2

Quando a mistura de açúcar e água começar a borbulhar (não precisa deixar escurecer), acrescente a margarina e espere que derreta sem mexer - se necessário, somente agite a panela para que a margarina seja incorporada.

3

Adicione o óleo de coco gelado (ou seja, o óleo de coco deverá estar sólido, não líquido) e comece mexendo lentamente seu molho de caramelo vegano, até que o óleo de coco derreta.

4

Em seguida adicione o leite de coco e o sal e continue mexendo, para incorporar tudo muito bem.

Dica: Não use leite de coco light, caso contrário seu caramelo toffee não ficará cremoso.

5

Quando os ingredientes do toffee vegano estiverem bem integrados, deixe cozinhar no fogo baixo por 40 minutos ou até engrossar e ficar dourado como na foto, sem esquecer de mexer de vez em quando para evitar queimar.

6

Depois desse tempo, desligue o fogo e transfira o caramelo toffee vegano para um pote de vidro com tampa. Deixe esfriar completamente (ficará mais espesso) e reserve na geladeira por 1 semana ou use em seguida nas seguintes receitas veganas doces:

  • Bolo de banana vegano de liquidificador
  • Bolo de chocolate vegano fofinho
  • Waffle vegano

Se você gostou da receita de Caramelo salgado vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces.