Receita de Carne de glúten

Receita de Carne de glúten

Já ouviu falar em carne de glúten? Também chamada de seitan e carne vegetal de trigo, este preparado tem consistência semelhante à carne bovina e é feito com feijão preto, glúten de trigo, beterraba (para conferir cor) e champignon (para conferir sabor). Pode ser um excelente substituto das carnes tradicionais para quem segue uma alimentação vegetariana e vegana e também para esportistas, pois é rica em proteína vegetal e fibra e contém pouca gordura.

Apesar de ser um preparo demorado, é possível fazer carne de glúten caseira! Com nosso passo a passo detalhado verá que é simples. No final, poderá também congelar esta carne vegana para usá-la mais tarde. Confira abaixo todos os detalhes e prepare logo esta receita de carne de glúten.

6 convidados 3h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Ao vapor
Ingredientes:
Como fazer Carne de glúten:
1

Primeiramente coloque os champignon numa bandeja de forno levemente untada ou forrada com papel manteiga e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos. Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar.

  • Não precisa cortar os champignon, mas limpe-os bem: confira nossas dicas sobre como limpar cogumelos frescos.

Dica: Este passo é opcional, mas recomendado para conseguir cogumelos mais ricos em sabor e que não soltam água nos passos seguintes.

2

Em seguida coloque os champignon e todos os outros ingredientes (exceto o glúten de trigo) num processador ou liquidificador. Bata até misturar bem e transfira para uma tigela grande.

3

Adicione o glúten de trigo na tigela e mexa. Deixar repousar por 15 minutos, para permitir que o glúten absorva todo o líquido.

Dica: Poderá comprar glúten de trigo em lojas de produtos naturais, orgânicos e saudáveis.

4

Após esse tempo, separe essa massa de carne de trigo caseira em 2 ou 3 partes, para facilitar o seu manuseio.

5

Coloque o acessório-gancho de pão ou de massa na batedeira e amasse uma parte da massa de cada vez por 8-10 minutos, até que a massa fique quente e você possa sentir os "fios" da "carne". Repita esse procedimento com as outras partes da massa e, no final, grude todos esses pedaços, amassando em forma de bola grande.

6

Embrulhe esse "bolinho de seitan" caseiro em várias camadas de folha de alumínio, fechando bem as bordas. Cozinhe no vapor por 2 horas ou emerso em água fervente por 1 hora e meia (para esta opção você precisa selar muito bem o embrulho de folha de alumínio, para que não entre água).

7

Após cozinhar o seitan caseiro, ele estará pronto para usar do jeito que preferir! Pode cozinhar no forno, na frigideira ou na grelha e usar nas suas preparações ou congelar para usar noutro momento. Agora que você sabe como fazer seitan com farinha de glúten, experimente preparar em casa e diga nos comentários o que você achou!

Quer conhecer mais receitas veganas caseiras? Veja como fazer:

  • Rocambole de proteína de soja
  • Lombo vegano
  • Tofu caseiro simples

Se você gostou da receita de Carne de glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros arroz e cereais.