Receita de Carne de porco com molho de ameixa

Receita de Carne de porco com molho de ameixa

Quem não adora receber as pessoas em casa com um menu super especial? Quando se trata de uma receita como carne de porco com molho de ameixa, a história fica ainda melhor. O melhor de tudo é que essa receita de carne com ameixa combina muito bem tanto para hora do almoço como para o jantar.

O lombinho de porco com molho de ameixa é uma receita queridinha por diversas pessoas pelo seu toque adocicado. É um prato bem simples de preparar, mas que faz o maior sucesso. O segredo está em conseguir um molho de ameixa com vinho para carne bem apurado, pois é ele que confere grande parte do sabor na carne. Continue lendo TudoReceitas e faça hoje mesmo esse prato delicioso!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, Ideal acompanhar com vinho tinto jovem, Na frigideira
Ingredientes:
  • Para o molho de ameixa:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiro prepare o molho para carne de porco com ameixa. Para isso, descasque as ameixas, retire o caroço e pique-as. Coloque numa panela com água, açúcar e sumo de limão espremido e leve ao fogo médio.

2

Deixe cozinhar por 15 minutos. Depois tampe, baixe o fogo e cozinhe por mais 15-20 minutos ou até a ameixa ficar macia.

Dica: Durante o tempo em que a ameixa está cozinhando mexa-a de vez em quando, para evitar que grude no fundo da panela.

3

Desligue o fogo, deixe a ameixa esfriar um pouco e bata-a com um mixer ou no liquidificador junto com o caldo que se formou na panela, até obter uma calda lisinha. Reserve.

4

Agora que o molho de ameixa está pronto, organize todos os ingredientes para preparar o lombinho de porco com molho de ameixa.

5

Corte o lombinho de porco em medalhões e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira adicione um pouco de azeite e doure o lombinho de porco de ambos os lados (a esse procedimento se chama selar a carne).

Dica: Você deve selar apenas um pouco a carne até dourar por forma, não é preciso que cozinhe por dentro.

6

Retire a carne de porco para um prato e, na mesma frigideira, coloque mais um pouco mais de azeite. Baixe o fogo e salteie a cebola cortada em meias luasdurante 3 minutos.

7

Em seguida adicione as ameixas desidratas e deixe que cozinhe durante 2 minutos. Coloque o vinho branco e espere ferver, para evaporar o álcool. Adicione também um pouco de água, mais ou menos meio copo, para evitar que este preparado seque.

8

Coloque os medalhões de lombinho de porco de novo na frigideira e, sem tampar, deixe cozinhar durante 5 minutos. Depois vire os medalhões e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

9

Após o passo anterior, adicione o molho de ameixa preparado anteriormente emexa bem, para que os sabores fiquem misturados. Deixe tudo cozinhar durante mais 2 minutos, desligue e está pronto!

Dica: É importante não deixar a carne cozinhar por muito mais tempo que o indicado, de modo a garantir a sua suculência.

10

O lombinho de porco com molho de ameixa pode ser preparado para um momento especial, como aniversários ou domingos em família, inclusivamente é uma receita de Natal ótima! Experimente e bom apetite.

Para ver outras opções de comidas para dias especiais, confira também:

  • Almoço de Páscoa - o que servir?;
  • Receita de Camarão em cama de espinafres;
  • Receita de Bolo de chocolate com recheio de mousse de maracujá;
  • Receita de Nhoque de tapioca.

Dica: Gostou dessa receita? Não esqueça de deixar um comentário 5* e, claro, fotos do resultado!

Se você gostou da receita de Carne de porco com molho de ameixa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco.