Receita de Carnitas mexicanas

Receita de Carnitas mexicanas

Pelo seu sabor e textura, as carnitas são um petisco que não pode faltar na mesa de quem gosta de receitas de carne e da culinária mexicana, especialmente quando se trata de celebrar! O prato 'carnitas' é composto pelas diferentes partes do porco, incluindo carne e miudezas, que são fritas em banha do mesmo animal. A preparação das carnitas mexicanas depende da região em que são preparadas, porque variam tanto os temperos como os líquidos que são adicionados. O que permanece igual é o modo de cozinhar carnitas que, tradicionalmente, é feito em panelas de cobre ou de ferro.

Aqui no TudoReceitas mostramos como fazer carnitas mexicanas ao estilo Michoacán de um jeito simplificado. As carnitas do estado mexicano do Michoacán diferem das demais porque a carne é assada lentamente em banha de porco. Prepare esta receita mexicana para desfrutar o sabor de carnitas Michoacán no conforto da sua casa!

10 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Ideal acompanhar com cerveja, Frito, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Carnitas mexicanas:
1

Comece por reunir todos os ingredientes para o preparo das carnitas mexicanas.

Dica: O sal de cura, o mesmo que nitrato de potássio, é usado na produção de alimentos curados para evitar a contaminação por bactérias e fungos, tem função antioxidante e agrega sabor e coloração específicos nos alimentos. Por não ser tão fácil de encontrar no Brasil, o sal de cura é um ingrediente opcio

2

Leve ao fogo baixo uma panela, de preferência de cobre ou de ferro, e coloque a banha. Deixe derreter.

  • Veja como fazer banha de porco caseira, clique aqui!
3

Quando toda a banha estiver derretida, coloque a carne de porco na panela.

4

Adicione água ou caldo de carne até cobrir toda a carne e também o suco de três laranjas e uma laranja cortada em 4 partes.

5

Para conferir mais sabor, adicione também as ervas de cheiro, a pimenta da Jamaica e o sal de cura. Deixe cozinhar em fogo médio, aproximadamente por 1 hora, mexendo de vez em quando. Quando a carne estiver quase pronta, se quiser adicione o leite condensado e deixe cozinhar pormais 20-30 minutos.

6

Por fim adicione o refrigerante, para que a carne ganhe um tom dourado, além de ficar mais saborosa e suculenta. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, ou até a carne ficar bem macia (desfazendo) e desligue o fogo.

7

Com cuidado para não desmanchar, retire a carne para um escorredor. Depois transfira para uma tábua e pique ou desfie a carne para conseguir a carnitas.

8

Se gostar da carne mais douradinha, cozinhe-a mais um pouco em uma chapa ou frigideira, sem acrescentar mais gordura nem temperos.

Dica: Você pode usar um pouco de açúcar para dourar a carnitas.

9

Sirva as carnitas mexicanas em tacos (veja como fazer massa de tacos), acompanhadas de cheiro verde, cebola e molho verde e algumas gotas de limão. Bom apetite!

Gostou desta sugestão? Deixe abaixo seu comentário e confira também estas receitas mexicanas populares:

  • Carne mexicana
  • Tamales mexicanos
  • Bolinho mexicano

Se você gostou da receita de Carnitas mexicanas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.