Receita de Caruru baiano legítimo

Receita de Caruru baiano legítimo

Caruru é um prato típico da culinário baiana, preparado com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, gengibre, amendoim, castanha de caju e outros temperos que ajudam a acentuar ainda mais esta iguaria. Poucos pratos são tão tipicamente brasileiros quanto o caruru baiano, que evidencia as influências africanas e indígenas na nossa gastronomia.

Quer aprender a preparar essa receita rica em aromas e sabores? Então, acompanhe aqui no TudoReceitas a receita de caruru baiano legítimo completa com passo a passo em fotos e prove logo este prato delicioso!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Caruru baiano legítimo:
1

Comece preparando os quiabos: lave-os bem e, após isto, retire as pontas e os cabos dos mesmos. Faça um corte em formato de cruz no sentido do comprimento e, em seguida, pique-os.

2

Com os quiabos cortados, separe os demais ingredientes: a cebola e o alho, o camarão, a castanha e o amendoim, o gengibre, o azeite de dendê e o cheiro verde.

Dica: Antes de usar o camarão seco, faz-se necessário lavá-los ou deixá-los de molho na água por alguns minutos, escorrendo-os depois, a fim de que retire o excesso de sal.

3

No liquidificador bata a cebola com o alho, o amendoim, o camarão seco, a castanha de caju, o gengibre e o cheiro verde com 1 xícara de água (aproximadamente). Reserve.

4

Numa panela funda aqueça um pouco o azeite de dendê e acrescente os quiabos previamente picados. Misture bem e adicione meia xícara de água.

Dica: O azeite de dendê tem um sabor bem marcante e contribui também para dar mais cor ao prato. Se desejar, acrescente mais uma colher de sopa antes de refogar os quiabos.

5

Adicione o tempero batido no liquidificador, os camarões secos inteiros (opcional), a pimenta do reino e acerte o sal (se for necessário).

6

Cozinhe o caruru em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e acrescentando mais água, se for preciso. Ele não poderá ficar com consistência rala ou grossa demais.

Dica: Para quem não gosta da baba do quiabo, pode-se pingar gotas de limão ou de vinagre durante o cozimento para retirar o excesso da mesma.

7

O caruru estará pronto quando os quiabos estiverem macios e a cor das suas sementes ficarem um pouco rosadas. Sirva este caruru baiano tradicional acompanhado de arroz branco, vatapá a seu gosto, moqueca de peixe ou de frutos do mar. Bom apetite!

Procurando mais receitas baianas? Veja como fazer:

  • Feijão fradinho baiano
  • Farofa de azeite de dendê
  • Bobó de carne seca

Se você gostou da receita de Caruru baiano legítimo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vatapá. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.