Receita de Cebola roxa caramelizada

Receita de Cebola roxa caramelizada

As cebolas caramelizadas são um acompanhamento delicioso e versátil que adiciona um toque de doçura e profundidade aos pratos e a cebola roxa é uma excelente escolha para essa preparação, pois ela mantém sua cor intensa mesmo após ser caramelizada, proporcionando um visual atraente aos pratos. Essa cebola caramelizada com mel, além de linda também é muito gostosa pois ao caramelizar, o processo de cozimento lento e suave transforma seus açúcares naturais em caramelo, realçando seu sabor natural e criando uma textura macia e sedosa. Essa receita de cebola caramelizada simples leva também vinagre balsâmico, é perfeita para colocar em um sanduíche ou hambúrguer, mas também fica ótima para acompanhar aperitivos e em uma noite de queijos e vinhos. E o melhor é que é muito fácil de fazer e fica pronta super rápido!

Confira abaixo o passo a passo com fotos e aprenda como fazer cebola roxa caramelizada!

4 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Cebola roxa caramelizada:
1

Separe todos os ingredientes para fazer a sua cebola roxa caramelizada com mel.

2

Corte a cebola em meias luas finas (as fatias não precisam ser muito finas).

Dica: quanto mais fina você cortar a cebola, mais rápida ficará pronta.

3

Em uma frigideira, adicione a manteiga e deixe derreter. Quando estiver derretida, adicione as fatias de cebola e tempere com sal. Deixe caramelizar bem até a cebola ficar bem douradinha, mexendo sempre para não queimar. Se necessário, adicione um pouco mais de manteiga.

Dica: o segredo é deixar o fogo medio/baixo durante todo o processo.

4

Quando a cebola estiver bem douradinha, acrescente o vinagre balsâmico e o mel. Deixe por mais alguns minutos mexendo bem até secar e envolver bem a cebola, dando o efeito caramelizado. Sua cebola roxa caramelizada fácil está pronta! Nos conte o que achou dessa receita nos comentários e poste fotos!

Se você gostou da receita de Cebola roxa caramelizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cebola.

Como combinar a cebola roxa caramelizada

A cebola roxa caramelizada é um acompanhamento tão saboroso que combina perfeitamente com uma variedade enorme de pratos.

Seja para adicionar um toque especial a um sanduíche de filé mignon gourmet ou no seu hambúrguer de abobrinha, você também pode utilizar para dar um toque sofisticado a uma salada fresca, a cebola roxa caramelizada é uma excelente escolha nessa receita pois adiciona um sabor doce. Além disso, ela pode ser servida como guarnição para carnes grelhadas, como um delicioso ojo bife suculento, ou até mesmo como um complemento para pizzas caseiras.

A versatilidade dessa receita permite que você explore diferentes combinações e crie pratos deliciosos e inesquecíveis.