Chá da casca do maracujá para dormir melhor

Chá da casca do maracujá para dormir melhor

Você sabe que pode fazer chá da casca do maracujá? Esse é um excelente jeito de aproveitar a fruta ao máximo, já que uma parte das suas propriedades se encontram na casca! No caso, esta é uma receita de chá calmante que ajuda a dormir melhor, a baixar a pressão e a diminuir o açúcar no sangue, mas os benefícios não se ficam por aqui!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer o chá da casca do maracujá para dormir melhor e quais os outros benefícios e propriedade da casca do maracujá.

4 convidados 10m Ceia Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Chá da casca do maracujá para dormir melhor:
1

Para fazer esta receita de chá de casca do maracujá aconselhamos usar também folhas de maracujá, pois é nelas que encontramos maior concentração de passiflora, que é o nome medicinal da planta do maracujá e também uma substância natural com efeitos calmantes e sedativos. Pode usar as folhas secas ou frescas.

Dica: no caso de preferir usar folhas frescas de maracujá não esqueça de as lavar muito bem, secar e picar.

2

Por outro lado, a casca do maracujá é rica em pectina, que ajuda a saciar e é interessante sobretudo para quem apresenta distúrbio alimentar à noite. Lave bem a casca do maracujá por fora, para eliminar todos os resíduos. Poderá usar casca de maracujá fresco ou desidratado.

3

Em seguida leve ao fogo alto 1 litro de água filtrada e desligue quando a água ferver. No caso, não preparamos este chá calmante enquanto a água está no fogo, pois as folhas do maracujá não devem ser fervidas para que não percam suas propriedades.

4

Adicione as folhas de maracujá e a casca na água ainda bem quente. Tampe e deixe repousar por 5 minutos, para que se libertem todos os benefícios na água.

5

Após esse tempo, pode coar seu chá de casca e folhas de maracujá e adoçar a gosto com mel ou adoçante sem calorias. Pode ser servido morno ou gelado, com pedras de gelo.

Dica: o chá de folhas e casca de maracujá pode ser oferecido também para as crianças.

6

Como tomar chá de maracujá?

Para usufruir dos benefícios calmantes, aconselhamos tomar este chá de maracujá 2 a 3 horas antes de dormir, evitando alimentos e bebidas estimulantes ao longo do dia.

Se você gostou da receita de Chá da casca do maracujá para dormir melhor, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Outros benefícios da casca do maracujá

Recentemente têm vindo a ser realizados diversos estudos respetivos à casca do maracujá e formas de aproveitamento. Um exemplo disso é que hoje em dia podemos encontrar no mercado farinha de casca de maracujá.

Mas quais são os benefícios da casca do maracujá? Além de ser rica em fibras e, com isso, ajudar a regular a digestão, essa parte da fruta apresenta vitamina C, com suas conhecidas propriedades antioxidantes, e também contém vitamina A. O consumo da casca de maracujá é interessante também para diminuir o açúcar e o colesterol no sangue e reduzir a absorção de carboidratos.

  • Se você gosta de receitas de aproveitamento de alimentos, veja também como fazer suco com casca de abacaxi e geleia de jabuticaba com casca.
Bibliografia
  • https://gazetadocerrado.com.br/maracuja-descubra-os-beneficios-da-casca-polpa-e-ate-das-folhas/