Chá de hibisco com gengibre

Chá de hibisco com gengibre

O chá de flor de hibisco, também chamada de flor de vinagreira em algumas regiões do Brasil, é um dos mais consumidos por quem procura perder peso. No México, inclusivamente, este chá (chamado de 'água de Jamaica') é uma das bebidas mais consumidas pela população, não apenas pelos seus benefícios, mas também pelo seu sabor e por ajudar a refrescar quando servido com gelo.

Aqui no TudoReceitas queremos mostrar a você como fazer chá de hibisco com gengibre e canela e também falar sobre os benefícios do chá de hibisco. Continue lendo e descubra tudo sobre esse chá que tem tanto de delicioso quanto de benéfico para o nosso organismo!

6 convidados 15m Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem açúcar, Cozido, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Chá de hibisco com gengibre:
1

É muito fácil fazer água de hibisco com canela e gengibre. Para começar, descasque o gengibre simplesmente raspando a pele com a ajuda de uma colher ou faca. Separe uma rodela de gengibre com aproximadamente 2 dedos de espessura.

2

Esquente 1 litro de água numa panela no fogo alto e, quando começar a ferver, acrescente as flores de hibisco, a canela e o gengibre.

Dica: Você encontrará flores de hibisco desidratadas à venda nos mercados ou em lojas de produtos naturais e dietéticos.

3

Deixe a mistura ferver por 5 minutos e desligue o fogão. Depois deixe esta água de hibisco com canela e gengibre repousar até esfriar um pouco ou completamente. Coe, acrescente o litro restante de água e misture.

Dica: O chá de hibisco pode ser servido quente ou gelado, como preferir. Se quiser servi-lo quente, deixe esfriar um pouco e adicione a restante água quente.

4

Sirva o chá de hibisco quente ou geladinho, com algumas pedras de gelo. Agora que você já sabe como fazer chá de hibisco com gengibre e canela, leia abaixo sobre os seus benefícios e como tomar! E, se você gosta de bebidas com hibisco, veja também como fazer mojito de hibisco.

5

Gostou dessa receita de Chá de hibisco com gengibre? Vem ver essas outras que separamos para você:

  • Chá de matcha
  • Chá de cevada

Se você gostou da receita de Chá de hibisco com gengibre, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá gelado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.

Chá de hibisco: benefícios e como tomar

O chá de hibisco, ou chá de vinagreira, é conhecido sobretudo pelas propriedades que ajudam a depurar o organismo - é um chá detox. Além disso, tem muitos outros benefícios que o tornam uma das melhores bebidas caseiras. Primeiro, este chá destaca-se como uma bebida de muito baixo teor calórico, desde que seja consumida sem açúcar nem adoçante. Outros benefícios do chá de hibisco são:

  • Ajudar a perder peso;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Nivelamento da pressão arterial;
  • Possui propriedades antioxidantes.

Se acrescentarmos gengibre e canela no chá de hibisco conseguimos potenciar estes benefícios ainda mais. Portanto, se você está se perguntando para que serve o chá de hibisco com canela e gengibre, confira as suas propriedades e como tomar chá de hibisco:

  • É um excelente aliado contra os enjoos matinais durante a gravidez - veja também como fazer este suco para enjoo na gravidez;
  • Contém propriedades analgésicas proporcionadas pelo gengibre, por isso é altamente recomendável tomá-lo após intenso exercício físico;
  • Reduz o apetite e aumenta a saciedade, por isso indicamos tomar chá de hibisco com canela para perder peso;
  • Controla os distúrbios intestinais, aliviando a sensação de peso e inflamação;
  • Estimula o sistema imunológico e o protege de possíveis resfriados - confira também esta receita de suco para a gripe.
  • Se você consumir o chá quente, sentirá os efeitos para ajudar a baixar a febre;
  • Ajuda na tensão pré-menstrual (TPM) e restabelece o equilíbrio hormonal, favorecendo a fertilidade;
  • Tem propriedades diuréticas, portanto, se você sofrer de constipação, o chá de hibisco será útil para regular seus movimentos intestinais.

Como tomar chá de hibisco

O chá de hibisco pode ser tomado em qualquer momento do dia, lembrando que, em jejum, suas propriedades são mais rapidamente absorvidas pelo organismo. Não aconselhamos beber mais do que 1-2 xícaras de chá de hibisco por dia, pois o hibisco, quando tomado em excesso, pode causar intoxicação. Gestantes devem evitar o consumo em excesso de chá de hibisco sobretudo no início da gravidez, por conta das influências nas alterações hormonais, que poderão originar aborto espontâneo. Este chá também é contraindicado para pessoas que têm pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.