Chá de kombucha

Chá de kombucha

Apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, o chá de kombucha está se tornando o favorito entre celebridades e adeptos de alimentação saudável. Considerado probiótico, esse chá ajuda a repor a flora intestinal e equilibrar o metabolismo, sendo indicado sobretudo para quem tem imunidade baixa e problemas de digestão. Seu sabor é docinho e lembra um refrigerante, pelo que se torna fácil gostar de chá de kombucha. No TudoReceitas ensinamos você a receita de chá kombucha caseiro que é bem simples e, apesar de requerer alguns dias de fermentação, no final vale super a pena! Confira abaixo.

6 convidados 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para preparar essa receita de chá de kombucha é conseguir o scoby, que é a cultura de bactérias que dão origem ao kombucha (assim como os grãos de kefir dão origem ao kefir de leite e kefir de água).

Dica: A cultura de kombucha assemelha-se a um cogumelo e pode ser adquirida na internet ou obtida através de alguém que tenha.

2

Em seguida prepare o chá como habitualmente: ferva a água, adicione os sachês de chá e deixe repousar um pouco. Retire os sachês, acrescente o açúcar e mexa até dissolver. Coloque o chá em um frasco grande de vidro, cerâmica ou louça (não use inox nem alumínio) e deixe esfriar.

Dica: Os chás mais indicados no preparo de kombucha são o chá verde e o chá preto, mas você pode experimentar com outros desde que contenham cafeína.

3

Quando o chá estiver morno ou frio, adicione o scoby e o chá de kombucha também - caso não tenha chá de kombucha pronto junte 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. Cubra com pano de prato fino ou toalha de papel preso com elástico. Reserve por 15-20 dias em um lugar ameno e escuro, para fermentar.

Dica: O chá de kombucha pronto ajuda à fermentação e saúde da colônia.

4

Após o tempo indicado, você verá que o scopy se multiplicou e formou pequenas "impurezas" em redor. Filtre o chá e beba à temperatura ambiente ou gelado e recomece o processo com o scoby e 1 copo desse chá de kombucha. Experimente e diga o que achou dessa receita!

Se procura mais receitas de bebidas que ajudam à saúde intestinal, confira as receitas de bebida de aveia e linhaça para emagrecer e chá de tapioca para emagrecer.

Se você gostou da receita de Chá de kombucha, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Como tomar chá de kombucha

Se você não está habituado a tomar chá de kombucha, comece por tomar 1 xícara de chá por dia, de preferência em jejum. À medida que os dias passam e o seu intestino se habitua a essa bebida pode aumentar a quantidade para um máximo de 3 xícaras por dia, sendo a primeira em jejum, a segunda após o almoço e a terceira à noite, antes de dormir.