Chá de moringa simples

Chá de moringa simples

O que é moringa, para que serve moringa e porque todo o mundo está falando nela? Aqui no TudoReceitas explicamos para você por que a moringa é uma planta medicinal tão especial e como fazer chá de moringa para usufruir de todos os benefícios. Continue lendo!

A moringa oleifera, também chamada de acácia branca ou árvore da vida, é um arbusto/árvore presente um pouco por todo o mundo, sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais, e apresenta importantes propriedades medicinais. Mais recentemente tem vindo a ser apelidada de superalimento devido à grande quantidade de vitaminas e minerais que suas folhas contêm e que proporcionam notáveis efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no nosso organismo.

Um jeito simples de usufruir dos benefícios da moringa é preparando um chá de moringa bem simples. Confira abaixo a receita de chá de moringa simples, como tomar chá de moringa e quais os benefícios e contraindicações deste chá.

1 convidado 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio
Ingredientes:
Como fazer Chá de moringa simples:
1

Prepare seu chá de moringa colocando para ferver 1 litro de água filtrada.

2

Quando a água ferver desligue o fogo e coloque 1 colher de chá de folhas de moringa. Tampe e deixe por 5 minutos, para que as folhinhas libertem suas propriedades na água.

Dica: O verdadeiro chá de moringa tem indicado na embalagem que é de moringa oleífera, também pode ser chamado de chá da vida.

Imagem: tudoela.com
3

Depois desse tempo é só coar o chá de moringa, adoçar a gosto e beber. Como tomar chá de moringa? O indicado é beber, no máximo, 500 ml a 1 litro de chá de moringa ao dia - não exagere na quantidade para evitar efeitos adversos.

Confira abaixo mais detalhes sobre chá de moringa e veja também como fazer estas receitas de chás medicinais:

  • Chai indiano original
  • Chá de açafrão
  • Chá de maca peruana

Dica: O gosto do chá de moringa é forte, por isso adoce a gosto com mel ou outro adoçante o seu agrado.

Se você gostou da receita de Chá de moringa simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Quais os benefícios da moringa?

A moringa (Moringa Oleifera) é uma planta muito rica em várias vitaminas e nutrientes. Suas folhas contêm o maior teor proteico do planeta (30% de proteína)1 e 25 vezes mais ferro que o espinafre, 15 vezes mais potássio que a banana, 14 vezes mais cálcio que o leite, 11 vezes mais zinco que a carne, 10 vezes mais vitamina A que a cenoura e 7 vezes mais vitamina C que a laranja2. Além disso, devido ao seu elevado teor de clorofila, a moringa é um poderoso desintoxicante.

Devido às propriedades da moringa ela é chamada de 'Árvore Milagrosa' e 'Mãe África' em muitas regiões de África. Confira o vários benefícios da moringa para nosso organismo:

  1. Reforça o sistema imunológico devido ao alto teor de zinco, vitamina C, polifenóis e betacaroteno;
  2. Melhora a visão também devido ao elevado teor de betacaroteno e vitamina A;
  3. Previne a diabetes reduzindo os níveis de açúcar no sangue e protegendo as células;
  4. Diminui o risco de doenças cardiovasculares ao evitar a formação de placas de gordura nas artérias e a absorção de colesterol no intestino;
  5. Regula a pressão arterial por conta do seu efeito vasodilatador;
  6. Previne e combate a anemia devido ao teu alto teor de ferro, que favorece a formação de glóbulos vermelhos;
  7. Regula atividade hormonal diminuindo os efeitos da menopausa e o desconforto durante a menstruação;
  8. Atua como analgésico e anti-inflamatório ao diminuir o processo inflamatório e sintomas de doenças como reumatismo;
  9. Auxilia na perda de peso porque possui proteínas e fibras que aumentam a sensação de saciedade;
  10. Contribui para a saúde e boa manutenção dos ossos devido à elevada presença de cálcio e fósforo.

Como consumir moringa?

Além de chá, a moringa pode ser consumida de várias formas. Você pode encontrar à venda cápsulas de moringa, sementes de moringa e também moringa em pó. Procure estes produtos em lojas de produtos naturais e saudáveis e consuma do jeito indicado na embalagem.

Perigos da moringa oleifera

Apesar de todos estes benefícios têm sido apontados alguns perigos da moringa oleifera, inclusivamente há quem se questione se moringa causa infarto. A verdade é que esta planta ainda vem sendo estudada relativamente a contraindicações, mas é sabido que o consumo excessivo da moringa pode resultar em náuseas, vômitos, diarreia, cálculos renais e até mesmo lesões no fígado. Além disso a raiz de moringa é tóxica, pelo que o consumo de moringa deve ser restringido unicamente às folhas.

Também é importante saber que o consumo de moringa não é recomendado a mulheres grávidas e lactentes, já que seus efeitos podem interferir negativamente na gestação e na produção de leite materno.

Referências
  1. https://www.iswari.com/pt/loja/moringa
  2. https://www.celeiro.pt/341370-moringa-30-capsulas-cps-bio-hera