Chá de salsinha para emagrecer

Chá de salsinha para emagrecer

A salsinha é uma erva aromática e medicinal amplamente utilizada na culinária, sobretudo para temperar e finalizar a apresentação das receitas. No entanto, seus usos vão além do fato de realçar o sabor dos alimentos, uma vez que existem muitas propriedades benéficas que esta planta proporciona ao nosso corpo. Assim, a salsinha tem sido usada desde tempos imemoriais para fazer remédios caseiros contra muitos males e problemas de saúde.

Graças a seus princípios ativos e aos nutrientes que contém, a salsinha se destaca por suas propriedades digestivas, diuréticas, remineralizantes, anti-anêmicas, carminativas, anti-reumáticas, antiespasmódicas e vaso protetoras. Para usufruir ao máximo dos benefícios da salsinha, o ideal é tomá-la em forma de chá.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de chá de salsinha para emagrecer que inclui também limão, um poderoso diurético com poder desintoxicante do organismo. Confira abaixo como fazer chá de salsinha com limão para emagrecer, como tomar e contraindicações.

2 convidados 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso
Ingredientes:
  • Opcional:
Como fazer Chá de salsinha para emagrecer:
1

Separe 2 raminhos de salsinha e lave bem com água corrente. Depois pique a salsinha em pedaços maiores ou menores, sendo que você pode coar o chá no final ou consumi-lo com a salsinha em pedaços.

2

Leve ao fogo alto uma panela com a água e a salsinha e deixe até ferver.

3

Para aumentar as propriedades diuréticas do chá de salsinha, adicione 1-2 rodelas de limão na panela e reserve o restante do limão. Opcionalmente você poderá adicionar também uma fatia de abacaxi na panela - além de ajudar a adoçar este chá, o abacaxi contém propriedades diuréticas e digestivas.

4

Depois de ferver, baixe o fogo e deixe a panela no fogão por 10-15 minutos, para que a salsinha e o limão libertem todas as suas propriedades na água. Após esse tempo desligue o fogo e, se quiser, adicione o pau de canela. Tampe a panela e deixe por 10 minutos antes de servir o chá.

5

Após esse tempo, pode coar o chá ou tomá-lo com os pedaços de salsinha. Para aumentar as propriedades diuréticas, adicione no chá o suco do limão reservado e, se quiser, adoce com 1-2 colheres de chá de mel.

Confira abaixo como tomar o chá de salsa para emagrecer e confira também estas receitas de chás emagrecedores:

  • Chá de gengibre com limão para emagrecer
  • Chá de canela para emagrecer
  • Chá de hortelã para emagrecer

Se você gostou da receita de Chá de salsinha para emagrecer, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Como beber chá de salsinha para emagrecer, benefícios, para que serve e contra indicações

Agora que você sabe como fazer o chá de salsa em casa, vale a pena conhecer mais detalhes sobre ele. Continue lendo:

Como tomar o chá de salsa para emagrecer?

Para perder peso, recomenda-se beber, no máximo, 3 xícaras de chá de salsa por dia, meia hora (30 minutos) antes de cada refeição, sendo que o ideal é consumir 2 xícaras de chá de salsa por dia.

Propriedades e benefícios do chá de salsa e limão

A salsa e o limão são poderosos remédios naturais para emagrecer devido, principalmente, às suas propriedades diuréticas e digestivas. Graças ao alto teor em vitaminas e sais minerais (sódio, potássio e cálcio) que a salsinha apresenta, ela ajuda a eliminar as toxinas do organismo através da urina e, com isso, a combater a retenção de líquidos e a reduzir o inchaço abdominal. Esta mesma capacidade diurética permite também eliminar pedras nos rins e tratar infecções urinárias.

  • Confira também 10 receitas de chás para os rins

Para que serve o chá de salsa, além de perder peso?

O chá de salsa é bom para emagrecer, desde que seja complementado com uma dieta equilibrada e prática de exercício físico que se adapte às nossas necessidades. Mas, para além de ajudar a perder peso, o chá de salsinha serve para:

  • Combater a retenção de líquidos;
  • Aliviar os sintomas de anemia;
  • Prevenir infecções urinárias;
  • Aliviar a dor articular;
  • Tratar a flatulência (gases);
  • Equilibrar o ácido úrico;

Contra-indicações do chá de salsa

O chá de salsa não é recomendado para a perda de peso em casos de insuficiência cardíaca ou renal, gastrite ou alergia a esta planta. Em ambas as situações, consulte um médico para avaliar a opção de tomar ou não esta infusão de salsinha.

Por outro lado, não é aconselhável oferecer chá de salsinha para as crianças. Mulheres grávidas também não devem tomar chá de salsinha devido à presença de apiol, que pode prejudicar o desenvolvimento do feto.

Bibliografia
  • Cebrián, J. (2017). Diccionario de plantas medicinales. Barcelona. Editorial: RBALibros.