Chá de tamarindo

Chá de tamarindo

Já ouviu falar das propriedades benéficas do chá de tamarindo? Este é um chá natural que auxilia o bom funcionamento do nosso corpo de diversas formas. Veja para que serve chá de tamarindo, como tomar o chá de tamarinho e ainda quais as propriedades e benefícios do chá de tamarindo.

O tamarindo é um alimento originário da África do Sul e que tem diversos usos na cozinha. O mais comum é usar a vagem de tamarindo como tempero de comida e para preparar molhos que combinam especialmente bem com carnes vermelhas. Outra forma de usufruir dos benefícios do tamarindo é preparando um chá com as folhas da árvore tamarindeiro.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir para que que serve o tamarindo e a receita de chá de tamarindo passo a passo.

2 convidados 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Chá de tamarindo:
1

Coloque a água para ferver numa chaleira ou dentro de uma panela no fogo médio. Quando ferver, ou seja, quando a água começar a borbulhar, desligue.

2

Adicione as folhas de tamarindo na água acabada de ferver e, na sequência, deixe a chaleira fechada ou tampe a panela. Deixe por 10 minutos, para as folhinhas libertarem suas propriedades na água.

3

Coe o chá de folhas de tamarindo e sirva imediatamente, se quiser adoçando com um pouco de mel ou outro adoçante natural.

Confira abaixo os benefícios do chá de tamarindo. Para incluir mais vezes o tamarindo na sua alimentação, veja estas receitas de tamarindo:

  • Geleia de tamarindo
  • Molho de tamarindo
  • Bombom de tamarindo

Dica: Como tomar o chá de tamarindo? Tome este chá logo após o preparo, em qualquer momento do dia. Não é aconselhado consumir mais do que três xícaras de chá de folha de tamarindo por dia.

Se você gostou da receita de Chá de tamarindo, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Para que é indicado o chá da folha de tamarindo

O chá da folha de tamarindo é um chá natural com diversos benefícios para o nosso organismo. O tamarindo é rico em vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e ainda algumas fibras. Graças a isto o chá de tamarindo é um excelente antioxidante, anti-inflamatório e antiácido.

Segundo o portal GreenMe1, o chá de tamarindo é indicado para:

  • Baixar os níveis de colesterol no sangue;
  • Diminuir a pressão arterial;
  • Reforçar o sistema imunológico;
  • Favorecer a produção de glóbulos vermelhos, que fazem o oxigênio circular por todo o todo o corpo;
  • Graças ao ferro, pode auxiliar no tratamento de anemia;
  • Fortalecer o organismo contra infecções causadas por fungos e micróbios;
  • Melhorar a função nervosa;
  • Estimular o funcionamento do intestino, resolvendo problemas como intestino preso, digestão e defecação.
Referências
  1. https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3146-tamarindo-beneficios-propriedades