Receita de Chantilly caseiro com ovo

Receita de Chantilly caseiro com ovo

O chantilly, também conhecido como creme chantili, é um preparado cremoso geralmente feito de creme de leite batido com açúcar e aromatizado com baunilha. Tem origem em França e é amplamente usado em várias receitas de sobremesa, sobretudo como cobertura e recheio de bolos, e também em bebidas, como no caso do café irlandês.

No entanto, uma opção mais econômica é preparar chantilly com clara de ovo no lugar do creme de leite. Esse chantilly não fica com consistência tão estável quanto o original, porém é uma solução para quando você quer servir chantilly na hora, em vez de preparar com antecedência. TudoReceitas ensinamos como fazer chantilly caseiro com ovo, confira abaixo o passo a passo com dicas e aprenda!

2 convidados 15m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No frio, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Chantilly caseiro com ovo:
1

Comece por reunir os ingredientes desta receita de chantilly caseiro com ovo. Aconselhamos usar açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado pois, devido à sua textura fina, serão mais fáceis de emulsionar nas claras de ovo.

  • Para fazer chantilly com açúcar normal ou cristal, aconselhamos processar esse açúcar até ficar mais fino. Veja como fazer açúcar de confeiteiro caseiro.
2

Para que o chantilly dê certo, as claras de ovo devem estar geladinhas e sem vestígios de gema de ovo. Reserve-as na geladeira 1-2 horas antes de preparar esta receita. Também é importante se certificar que os utensílios e recipiente usados no preparo deste creme estão bem limpos e secos e, se possível, gelados também.

Dica: se você mora numa região muito quente ou se o dia está bem quente e úmido, poderá sentir alguma dificuldade em bater chantilly.

3

Bata as claras de ovo na batedeira por 5-7 minutos, até obter o ponto neve, como na fotografia. Esse é um processo que exige paciência, pois as claras de ovo vão espumando pouco a pouco até atingirem a consistência certa.

Dica: a consistência certa é quando, ao virar a tigela, a clara de ovo não escorre.

4

Em caso de dúvidas, neste vídeo você poderá assistir ao processo de bater clara de ovo com a batedeira até ela ficar bem firme. Preste atenção na consistência final, pois essa é a consistência pretendida!

5

Enquanto bate as claras, acrescente o açúcar aos poucos. Se quiser, adicione também a essência de baunilha ou o suco de limão, para conferir um gostinho especial neste chantilly. Continue batendo por mais 2-3 minutos até obter um creme suave, brilhante e firme que forma picos, como na fotografia.

Dica: o suco de limão tem a vantagem de ajudar a conseguir um chantilly mais estável, por isso não deixe de usar!

6

Nesse momento seu chantilly caseiro com ovo está pronto! Não precisa bater mais, pois o chantilly poderá perder sua consistência. Use em seguida num bolo já pronto (e esfriado) e sirva imediatamente, pois o chantilly preparado com ovo não tem a mesma duração que o chantilly preparado com creme de leite e começará a derreter em 1 hora, mesmo mantido na geladeira.

Se você gostou da receita de Chantilly caseiro com ovo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chantilly. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Como fazer chantilly não derreter?

O chantilly feito com claras de ovo tem a grande vantagem de ser econômico, porém não é tão estável nem durável quanto outras receitas de chantilly. Após o preparo, ele deverá ser usado imediatamente, pois não é um tipo de chantilly indicado para usar em sobremesas que precisam esfriar na geladeira durante algumas horas, como é o caso do pavê ou de um bolo confeitado.

No entanto existem alguns truques para o chantilly não derreter logo após parar de bater. Confira:

  • Adicione suco de limão no chantilly após ele começar a firmar. Graças ao ácido presente no suco de limão, você conseguirá um chantilly mais estável;
  • Uma alternativa ao suco de limão é usar emulsificante para chantilly. Essa é uma dica profissional para ajudar a segurar o chantilly, sendo suficiente usar 1 colher de sopa rasa de emulsificante para cada 2 claras de ovo batidas;
  • Prepare o chantilly em um ambiente fresco e seco, pois a temperatura alta e umidade elevada dificultarão o processo de fazer crescer o chantilly;
  • Após bater este chantilly com clara de ovo e limão, você pode prolongar um pouco a durabilidade dele ao reservá-lo na geladeira. No entanto saiba que, mesmo na geladeira, ele começará a derreter. O ideal é reservar por, no máximo, 30 minutos e, se necessário, voltar a bater antes de usar.

Se, no processo, você desistir de preparar seu chantily com clara de ovo ou se ele não der certo de jeito nenhum, opte por uma dessas receitas de chantilly alternativas e mais estáveis:

  • Chantilly caseiro bem firme
  • Chantilly caseiro com leite Ninho
  • Chantininho firme
  • Cobertura de marshmallow que não derrete