Receita de Chantilly caseiro com ovo

Receita de Chantilly caseiro com ovo

O chantilly, também conhecido como creme chantili, é um preparado cremoso geralmente obtido através de creme de leite batido com açúcar e aromatizado com baunilha. Tem origem em França e é amplamente usado em várias receitas de sobremesa, sobretudo como cobertura e recheio de bolos, e também em bebidas, como é o caso do café irlandês. No TudoReceitas ensinamos como fazer chantilly caseiro com ovo, confira abaixo o passo a passo e aprenda!

2 convidados 15m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No frio, Receitas de França
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por reunir os ingredientes desta receita de chantilly caseiro com ovo.

2

Para que o chantilly dê certo use uma clara de ovo geladinha, assim fica mais fácil montar. Também é importante se certificar que os utensílios e recipiente usados no preparo deste creme estão bem limpos e secos e, se possível, gelados também.

3

Bata as claras de ovo em neve, até obter uma textura esponjosa como a da fotografia. Para isso, você pode usar um batedor de claras ou batedeira elétrica.

Dica: A consistência certa é quando, ao virar a tigela, a clara de ovo não escorre.

4

Ao mesmo tempo que bate acrescente o açúcar de confeiteiro e, se quiser, a essência de baunilha. Continue batendo por mais 2-3 minutos até obter um creme suave, brilhante e firme que forma picos, como na fotografia.

5

Nesse momento seu chantilly caseiro com ovo está pronto! Se você quiser pode acrescentar também o suco de limão e bater até misturar, esse ingrediente ajudará a estabilizar o chantilly.

Confira estas receitas de sobremesa em que você pode usar chantilly e inspire-se:

  • Rocambole de morango com chantilly;
  • Bolo de chocolate com chantilly e morango;
  • Torta mesclada de chocolate.

Se você gostou da receita de Chantilly caseiro com ovo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chantilly. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Observação:

O chantilly preparado com ovo não tem a mesma duração que o chantilly preparado com creme de leite. Ele murcha com o passar das horas, mesmo que mantido na geladeira, por isso sirva em seguida se possível.