Receita de Chapati integral

Receita de Chapati integral
Imagem: recipeshubs.com

Você sabe o que é chapati? Trata-se de um pão indiano que não precisa de fermentação, resultando em algo entre o pão sírio e as tortilhas mexicanas. Este pão é uma boa opção para dietas de emagrecimento, alimentação saudável e diabéticos, já que leva pouca gordura e não inclui açúcar. Confira abaixo o passo a passo da receita de chapati integral do TudoReceitas.com!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem açúcar, Na grelha, Receitas da Índia
Ingredientes:
Como fazer Chapati integral:
1

É muito fácil fazer chapati em casa! Comece por peneirar a farinha para uma tigela, de forma a filtrar o farelo. Depois adicione metade da água e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa.

Imagem: pimentaelimao.com.br
2

Em seguida adicione o óleo e continue misturando com as pontas dos dedos. Aos poucos adicione a água restante, enquanto sova, amassa, estica e aperta a massa até incorporar bem todos os ingredientes. Deixe repousar por 10 minutos, para que a farinha absorva bem a água.

Dica: Poderá não ser necessário usar toda a água.

Imagem: dopaoaocaviar.com.br
3

Depois continue trabalhando a massa, desta vez por 10 minutos e sem adicionar mais farinha. Ela estará um pouco grudenta mas, depois de sovar por esse tempo, ficará no ponto.

4

Para modelar o pão chapati, comece por enrolar em um cilindro e depois cortar em pedaços, como se fosse nhoque caseiro. Modele cada pedaço em forma de bola e abra com um rolo, em uma superfície enfarinhada, até que fique bem fino (mas não transparente).

Dica: O tamanho dos pedaços cortados irá corresponder ao tamanho de cada chapati.

Imagem: eatsandshoots.com
5

Depois cozinhe o chapati, levando ao fogo alto uma frigideira antiaderente ou chapa. Retire o excesso de farinha do pão e coloque na frigideira por 20-30 segundos, ou até começar formando bolhas, depois vire do outro lado e deixe por mais 15-20 segundos.

Dica: Depois de cozinhar na frigideira, coloque o pão diretamente sobre a chama, para inflar bastante e dourar.

Imagem: alquimiaveg.blogspot.com
6

Após esse tempo, seu pão chapati integral estará pronto! Sirva como acompanhamento de prato principal, consuma ao café da manhã ou use para preparar lanches naturais. Bom apetite!

Imagem: recipeshubs.com

Se você gostou da receita de Chapati integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.