Receita de Chico balanceado de banana

Receita de Chico balanceado de banana

O chico balanceado é uma sobremesa típica do Rio Grande do Sul. E, atualmente, com a moda do banoffee, podemos dizer que essa receita de chico balanceado de banana é uma espécie de banoffee gaúcho.

O preparo desse doce envolve várias etapas, afinal são várias camadas de sabor que formam essa delícia de sobremesa gelada. Mas, mesmo sendo um pouquinho trabalhoso, te garanto que vale a pena ir para a cozinha! Acompanhe o passo a passo a seguir e prepare esta delícia de banana que vai deixar todos com água na boca!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Banana caramelada:
  • Creme branco:
  • merengue:
Como fazer Chico balanceado de banana:
1

Comece preparando a calda de caramelo para a primeira camada desta sobremesa, que será de banana caramelada: numa panela acrescente o açúcar e a água quente.

2

Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver até virar um caramelo na consistência do seu agrado.

Dica: Quando mais tempo a calda ferver, mais escurinha e com gosto intenso de caramelo ficará. Evite mexer durante esse tempo, para que a calda não cristalize, e não deixe escurecer demasiado para que a calda não fique amarga nem dura.

3

Espalhe a calda na travessa em que vai servir esta sobremesa de chico balanceado e reserve fora da geladeira.

4

Descasque as bananas, corte em rodelas e pingue o caldo de limão sobre elas.

Dica: O limão evita que as bananas escureçam e confere mais sabor, por isso não deixe de usar.

5

Transfira as bananas para a travessa, envolvendo com a calda de caramelo. Reserve fora da geladeira.

Dica: Se desejar, pode polvilhar canela em pó sobre as bananas.

6

Para o preparo do creme branco, dilua o amido de milho no leite gelado ou em temperatura ambiente e adicione numa panela junto com as gemas e o leite condensado.

Dica: Se quiser, poderá aromatizar este creme branco com raspa de limão ou 1 colher de chá de essência de baunilha.

7

Leve para cozinhar no fogo médio e mexa sempre até engrossar e ficar cremoso, em ponto de brigadeiro mole.

8

Retire esse creme do fogo e espalhe sobre as bananas na travessa. Reserve em temperatura ambiente ou na geladeira.

9

Por fim, bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos, continuando a bater até formar picos (como um suspiro). Isso demorará em torno de 10 minutos, usando a batedeira, e é importante que a mistura fique bem firme sobretudo se você quiser dourar esta sobremesa no forno em seguida.

Dica: Para que seja mais fácil bater as claras em neve, garanta que elas estão bem geladinhas e adicione 1 pitada de sal ou algumas gotas de suco de limão.

10

Transfira esse suspiro para a travessa e, se quiser, leve para dourar no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 5 minutos. Retire, deixe esfriar e reserve na geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de servir.

11

Gostou dessa receita de chico balanceado de Rio Grande do Sul? Então veja mais opções de sobremesas com banana em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Sorvete de banana congelada fit
  • Banana caramelada chinesa
  • Cartola nordestina de banana

Se você gostou da receita de Chico balanceado de banana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.