Receita de Chicória gratinada simples

Receita de Chicória gratinada simples

A chicória, também conhecida como endívia em alguns lugares do Brasil, é uma verdura apreciada pelas suas folhas crocantes e levemente amargas. Uma das melhores receitas de chicória é essa que apresentamos aqui no TudoReceitas.com, para que você aprenda a cozinhar esse ingrediente. Confira abaixo o passo a passo da receita de chicória gratinada simples e prepare para servir como entrada!

6 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Chicória gratinada simples:
1

Para preparar essa receita de chicória gratinada comece por tirar as folhas velhas, lavar e cortar longitudinalmente a chicória em duas metades. Cozinhe em uma panela com água fervente e sal por 20 minutos.

2

Enquanto isso bata os ovos com o leite e tempere com noz moscada, sal e pimenta a gosto. Esse será o creme da receita da chicória mas, se preferir, pode preparar molho branco em vez desse.

3

Quando a chicória estiver cozinhada, retire e coloque em uma assadeira untada. Envolva cada uma em uma das metades de chicória em uma fatia de presunto, cubra com o molho e acrescente o queijo ralado. Leve ao forno a 180ºC por 20-30 minutos ou até dourar.

Dica: O queijo gruyère faz toda a diferença no sabor dessa receita mas, se preferir, pode usar outro tipo de queijo ralado.

Imagem: lesdelicesdethe.canalblog.com
4

Depois do passo anterior sua chicória gratinada simples está pronta a ser servida! Esse prato faz o maior sucesso quando servido como entrada em ocasiões especiais, como o Natal, Ano Novo, aniversário de casamento, etc. Experimente e diga-nos o que achou!

Gostou dessa sugestão? Confira também as receitas de chicória com ovo simples e endívia recheada com ricota. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Chicória gratinada simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chicória.