Receita de Chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate)

Receita de Chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate)
Imagem: pickyeaterblog.com

Recentemente sabe-se que o cacau não é o único alimento a partir da qual se pode produzir chocolate, também é possível obter chocolate de cupuaçu, um fruto da mesma família que o cacau. Esse chocolate especial recebe o nome de cupulate, e a maioria das pessoas não encontra diferenças quando comparado com o chocolate comum, porém é mais rico em proteína e mais barato. Aprenda com o TudoReceitas.com a fazer chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate) e surpreenda-se!

4 convidados 4h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate):
1

O primeiro passo para fazer chocolate de cupuaçu em casa é abrir o cupuaçu, separar os grãos (sementes) e retirar o máximo da polpa branca em torno das sementes, sem cortar a própria semente. Essa será uma tarefa demorada.

Dica: Reserve a polpa para preparar um suco, doce de cupuaçu, sorvete, etc. Lembre que deverá usar cupuaçu maduro para o resultado final não amargar!

Imagem: comida-saudavel.hi7.co
2

Em seguida descasque as sementes de cupuaçu, sem deixar vestígio algum da casca (caso contrário seu cupulate irá amargar). Para isso, corte uma ponta e abra a casca com uma faca, sem partir as sementes.

Imagem: chitchatbabel.wordpress.com
3

Terminado o processo de retirar a casca do cupuaçu, lave as sementes e coloque-as em uma panela com um pouco de água. Deixe ferver por 20 minutos, depois desligue e deixe esfriar um pouco.

Imagem: nacozinhasozinho.com.br
4

Transfira as sementes fervidas para o liquidificador, adicione um pouco de água (o suficiente para ajudar a bater) e bata muito bem, para ficar o mais homogêneo possível. Transfira de novo para a panela em fogo médio e acrescente o licor.

Imagem: laboratoriodecriatividadedois.blogspot.com
5

Enquanto cozinha o cupulate caseiro, adicione o açúcar pouco a pouco e fique mexendo até dar ponto de brigadeiro que desgruda do fundo da panela, como na fotografia. Desligue o fogo, deixe a massa esfriar, e guarde em frascos de vidro esterilizados.

Imagem: siqueirasbrothers.wordpress.com
6

Seu chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate) está pronto! Pode comer com pão, como se fosse Nutella, usar no recheio de tapioca e bolos, e diluir em água quente para virar um chocolate quente. Verá que todo o trabalho de obter esse chocolate valerá a pena no final!

Imagem: pickyeaterblog.com

Se você gostou da receita de Chocolate caseiro de cupuaçu (cupulate), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chocolate. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.