Receita de Cocada de forno baiana

Receita de Cocada de forno baiana

A cocada é um doce feito à base de coco e açúcar e é bastante apreciado por muitas pessoas! Este doce é muito conhecido nos tabuleiros das baianas e em algumas receitas costuma ganhar um toque do cravo e da canela, deixando-a com um sabor ainda mais marcante!

A cocada pode ser servido de várias formas: na travessa, de colher, em forminhas, com textura mais firme ou mais cremosa... o importante é que seu sabor é maravilhoso! A receita que estamos trazendo aqui é da cocada baiana feita no fogão e finalizada no forno, dando um toque mais caramelizado e dourado ao doce!

Vamos aprender a preparar esta iguaria tão apreciada por todos? Então, acompanhe agora as fotos com o passo a passo desta receita aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Cocada de forno baiana:
1

Para esta receita dê preferência ao coco seco natural, pois isto garantirá um sabor mais marcante ao doce. Depois de quebrar o coco, retire sua polpa branca e, com o auxílio de uma faca, descasque toda a casca marrom que o cobre.

2

Rale o coco em pedaços pelo ralador grosso e reserve.

3

Numa panela, ainda como fogo desligado, dissolva o açúcar na água.

4

Acrescente o mel, ligue o fogo médio e espere o líquido começar a fervura. De vez em quando mexa para evitar que o açúcar fique na lateral da panela e queime.

5

Quando a calda alcançar o ponto de fio (isso pode levar cerca de 20 minutos) estará ideal para a execução da receita.

6

Abaixe o fogo e adicione o coco ralado, os cravos e a canela em pau em pedaços à calda, misturando delicadamente. Mexa somente de vez em quando, deixando o coco cozinhar por cerca de 10 minutos ou até secar um pouco a calda e desgrudar levemente do fundo da panela. Desligue o fogo e espere esfriar por alguns minutos.

7

Numa assadeira grande untada com óleo, monte cocadas individuais com o auxílio de 2 colheres, pressionando para formar montinhos firmes. Leve à geladeira para endurecer um pouco por alguns minutos.

8

Leve suas cocadas para assar em forno pré aquecido por 10 a 15 minutos ou até começarem a dourar nas laterais e superfície levemente! Espere esfriar para retirar da assadeira, com um auxílio de uma espátula.

9

Sirva as cocadas individualmente em forminhas, se preferir! Em dias mais quentes, deixe-as na geladeira até a hora de servir pois ficarão bem saborosas geladas.

10

Sua cocada baiana de forno está pronta para ser saboreada! Esperamos que tenha gostado da receita e bom apetite!

Procurando mais receitas de doces com coco? Veja como fazer:

  • Cocada de forno cremosa
  • Bolo de fubá com coco fofinho
  • Bolo gelado de abacaxi com coco

Se você gostou da receita de Cocada de forno baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.