Receita de Colomba Pascal fácil

Receita de Colomba Pascal fácil

A colomba é um pão doce italiano, semelhante ao Panetone, que faz parte do cardápio de receitas tradicionais da Páscoa. Tradicionalmente a Colomba Pascal é assada em forma de cruz ou pomba, dois símbolos eucarísticos para os católicos, mas hoje em dia é mais comum o formato oval. Este bolo festivo tem massa macia e aroma cítrico, por isso fica bem difícil resistir! Aprenda com o TudoReceitas a preparar esta receita de colomba Pascal fácil e compartilhe com a família neste dia especial.

6 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para a cobertura:
Como fazer Colomba Pascal fácil:
1

Prepare a colomba pascal fácil dissolvendo o fermento na água junto com o açúcar e o sal, de preferência em uma vasilha grande o suficiente para acomodar toda a massa.

Dica: Se você preferir usar fermento biológico seco a medida seria 1 sachê e meio (15 g).

2

Em seguida acrescente a farinha, a manteiga, as gemas, as raspas e a essência. Misture tudo muito bem com as mãos, com uma colher de pão ou em uma batedeira potente (com o acessório para pães e massas), pois a massa ficará pesada.

Dica: Peneire as gemas de ovo para evitar o cheiro e gosto de ovo.

3

Abra a massa e coloque ao centro as frutas ou gotas de chocolate. Feche e sove mais um pouco, para espalhar bem esses ingredientes. Modele a massa desta Colomba Pascal fácil em forma de bola ou coloque numa forma tradicional de colomba pascal. Cubra com um pano e deixe crescer em um local ameno por 1 hora.

Imagem: blog.giallozafferano.it
4

Enquanto isso, prepare a cobertura desta colomba pascal caseira: bata as claras de ovo até espumar, acrescente a farinha e o açúcar e misture. Espalhe essa mistura sobre o bolinho já crescido e decore com as amêndoas ou cajus.

Imagem: lascarpettablog.wordpress.com
5

Leve a colomba Pascal fácil a assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos, ou até ficar douradinha. Retire, deixe esfriar e sirva ou ofereça à sua família nessa Páscoa. Bom apetite e feliz Páscoa!

Procurando mais receitas de Páscoa para completar o cardápio? Confira estas sugestões:

  • Ninho de Páscoa;
  • Biscoito de Páscoa;
  • Pão de Páscoa.

Se você gostou da receita de Colomba Pascal fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.