Como cozinhar aipim congelado

Como cozinhar aipim congelado

A mandioca, macaxeira ou aipim é um dos alimentos mais consumidos no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. Isso se deve à sua versatilidade, nutrição, custo e sabor.

Essa raiz tipicamente brasileira já era consumida pelos índios muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. E está presente em inúmeras preparações culinárias, doces e salgadas, como bolos, pães, massas, tortas, sopas. Assim como através de seus subprodutos: a farinha, o polvilho doce e o polvilho azedo.

Desse modo, é sempre prático ter aipim em casa para facilitar a cozinha do dia a dia. E um dos meios de tê-la sempre à mão é na versão congelada, já que você pode armazenar essa raiz no freezer por até 3 meses. O processo de congelamento muda um pouco a textura da mandioca, sendo mais indicado congelar mandioca após o seu cozimento.

Sendo assim, se você está procurando como cozinhar aipim congelado do jeito certo, continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer para usar como base em várias receitas.

2 convidados 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Como cozinhar aipim congelado:
1

Retire as mandiocas do freezer ou congelador. Faça isso no momento em que está se organizando para cozinhar mandioca congelada, pois não precisa esperar o alimento descongelar para cozinhar.

2

Como cozinhar mandioca congelada na panela de pressão?

Transfira as mandiocas ainda congeladas para a panela de pressãoe coloque a água ou caldo de legumes, que deverá ser em quantidade suficiente para cobrir as mandiocas, mas não deverá ultrapassar 2/3 da panela. Tampe a panela, ligue o fogo alto e espere apitar, que é quanto a panela pega pressão. Nesse momento diminua o fogo e cozinhe por 10-20 minutos, até as mandiocas ficarem macias.

Dica: se quiser, nesse momento adicione também temperos a gosto, como sal e folha de louro, por exemplo.

3

Como cozinhar mandioca congelada na panela comum?

Coloque a água ou caldo de legumes na panela comum e leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque a mandioca congelada e deixe cozinhar por 5 minutos. Após esse tempo, adicione um copo de água fria na panela, para dar um choque térmico. Tampe e deixe cozinhar por uns 30-40 minutos ou até a mandioca ficar macia, pronta para comer.

Dica: preste atenção no tempo de cozimento da mandioca: esse alimento vai de dura a macia bem rápido. Se cozinhar demais, desmancha e vira sopa.

4

Depois desse tempo sua mandioca estará macia e pronta para ser usada em várias receitas com mandioca! Veja diversas sugestões de receitas com mandioca cozida nas minhas redes em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Caldo de mandioca simples
  • Bolo de mandioca cremoso
  • Mandioca frita de boteco
5

Procurando mais dicas e modos de preparo de mandioca? Confira nossa matéria com truques para cozinhar mandioca e assista o vídeo abaixo sobre como descascar mandioca e como congelar mandioca.

Se você gostou da receita de Como cozinhar aipim congelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.