Receita de Como preparar cogumelos frescos

Receita de Como preparar cogumelos frescos

Os cogumelos comestíveis são alimentos com grandes quantidades de proteína, vitaminas, carboidratos e baixo teor de gordura. Existem diversos tipos de cogumelos, mas os mais consumidos no Brasil são Champignon, Portobello, Shitake e Shimeji. Cada um possui sabor particular, mas por serem sutis, combinam com várias receitas (de entradas a sanduíches).

Por funcionarem como "esponja", os cogumelos não devem ser lavados em água corrente. Caso contrário, absorvem muito líquido e perdem seu sabor. Para higienizar os cogumelos, basta passar um papel-toalha úmido ou utilizar uma escova para remover sujeiras de terra.

Além disso, cogumelos são ingredientes delicados e que devem ser valorizados na receita. Então, hoje te ensinamos a fazer um delicioso Shitake em tiras com cebolas, uma das melhores maneiras de como preparar cogumelos frescos!

3 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
Como fazer Como preparar cogumelos frescos:
1

O primeiro passo de como preparar cogumelos é limpar os cogumelos. Utilize um papel-toalha ou escovinha para retirar as sujeiras.

2

Retire os cabos do cogumelo e corte-o em tiras. Você pode cortar os cabinhos em rodelas pequenas ou congelar para utilizar em outra receita depois (como para fazer uma farofa de talos, por exemplo).

3

Vamos grelhar os cogumelos em três vezes, mas todas bem rápidas. Comece colocando uma colher de sopa de azeite na frigideira e a primeira porção de Shitake.

Coloque o cogumelo espalhado na frigideira e deixei grelhar de todos os lados. Aqui faremos em etapas, porque não queremos que dê água para cozinhar, e sim dourar o exterior.

4

Depois que estiver dourado, coloque em um prato e reserve. Repita esse processo mais 2 vezes. A borrinha que sai dos cogumelos será essencial para dar mais sabor na próxima etapa.

5

Em fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de azeite, a manteiga e o alho na frigideira.

6

Assim que dourar, acrescente a cebola cortada em meia lua. Misture e deixe dourar, pegando o sabor da borrinha.

7

Quando a cebola estiver transparente, acrescente a água e o shoyu. Mexa bem.

8

Adicione o Shitake grelhado e misture.

9

Esse prato fica suculento, com o cogumelo macio e cheio de sabor! Perfeito para uma refeição ou como petisco!

  • Confira mais! Tipos de cogumelos: saiba quais são e veja as melhores receitas
  • Entrada deliciosa: Receita de Antepasto de cogumelo
  • Maravilhosa! Confira essa receita de Ragu de cogumelos

Se você gostou da receita de Como preparar cogumelos frescos, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cogumelos.