Receita de Conserva de repolho fermentado

Receita de Conserva de repolho fermentado

Aqui no TudoReceitas apresentamos para você a receita de chucrute caseiro, um alimento natural preparado com repolho fermentado. Este vegetal possui grande valor nutricional e suas propriedades benéficas se multiplicam durante o processo de fermentação láctica, que resulta em chucrute.

O chucrute, também chamado de conserva de repolho fermentado, atua como um poderoso digestivo que favorece o trânsito intestinal. Durante a fermentação do repolho as bactérias benéficas multiplicam-se, favorecendo o efeito probiótico que é tão importante para nossa microbiota ou flora bacteriana. Essas e outras propriedades do repolho são obtidas principalmente se o chucrute for caseiro, o que é bem fácil de fazer!

Se você quer saber como fazer conserva de repolho caseira, continue aqui no TudoReceitas e preste atenção nesse passo a passo em fotos!

6 convidados 24h Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Conserva de repolho fermentado:
1

Retire as folhas exteriores do repolho, pois geralmente estão machucadas. Corte o repolho em quatro partes, retire a parte dura do meio e fatie finamente. Depois disso coloque o repolho numa balança para saber quanto de sal é necessário usar: se você tiver 1 kg de repolho, irá necessitar de 20 g de sal grosso. Se o repolho pesar um pouco menos, reduza o sal.

2

Coloque o repolho picado em uma tigela grande com o sal grosso, a pimenta do reino e a folha de louro e deixe por 20-30 minutos, para o sal desidratar as folhas. Depois amasse e aperte o repolho com as mãos (ou com um socador) durante alguns minutos, para espremer o máximo de líquido possível.

Dica: Se quiser pode adicionar outros temperos no repolho: pimenta calabresa, cominhos, cravinho, gengibre, etc.

3

Coloque o repolho em um pote largo e deixe bem compacto, pressionando-o dentro do pote com as mãos ou com um socador. Tampe e deixe repousar por 5 horas, para que o repolho solte todos os seus sucos, como na foto. Se, depois desse tempo, o repolho não estiver coberto de sucos, adicione um pouco de água até cobrir.

Dica: Não encha o pote até cima, é necessário algum espaço livre para os gazes da fermentação.

4

Tampe o pote com um pano, para permitir a libertação dos gazes de fermentação que se irão formar, e reserve seu chucrute de repolho em um local fresco e seco. Depois de 2-3 dias pode substituir o pano de algodão pela tampa do pote. Tampe bem e armazene dentro de, por exemplo, um armário da cozinha durante, pelo menos, 2 semanas antes de usar.

Dica: A temperatura ideal para armazenar a conserva é entre 18°C e 20°C.

5

No entanto, o tempo de armazenamento da conserva de repolho (chucrute) dependerá do seu gosto: quanto mais tempo o repolho ficar fermentando, mais macia será a consistência e mais ácido será o sabor. Agora você pode servir e desfrutar da sua conserva de repolho quando quiser. Bom apetite!

Procurando mais receitas de conservas? Veja como fazer:

  • Conserva de pimenta biquinho simples e fácil
  • Palmito em conserva
  • Molho de tomate para conserva

Dica: Depois de atingir o ponto desejado do chucrute coloque o pote na geladeira, para que a fermentação diminua.

Se você gostou da receita de Conserva de repolho fermentado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Repolho.

Benefícios e propriedades do chucrute

O consumo de chucrute caseiro pode ajudar a depurar o corpo e a tratar doenças como gota, artrite e retenção de líquidos. Graças aos seus componentes, o chucrute é uma boa fonte de minerais como cálcio, ferro, magnésio ou fósforo, muito importante para os ossos, músculos e sistema nervoso. Além disso, o chucrute é rico em vitaminas A, B1, B2 e C.

O consumo de chucrute é recomendado para ativar o funcionamento do pâncreas e do fígado, uma vez que possui ação hepatoprotetora no pâncreas. Também ajuda a eliminar o ácido úrico.

O repolho fermentado é rico em enzimas essenciais para muitos dos processos que ajudam o bom funcionamento do nosso corpo. Ao incorporar o chucrute caseiro na nossa dieta, estamos ajudando a melhorar os distúrbios digestivos, o intestino inflamado, entre outros.

É preferível preparar chucrute em casa porque, normalmente, o chucrute que encontramos no mercado é pasteurizado e as bactérias benéficas são mínimas; portanto, esse chucrute não contém muitos dos benefícios acima mencionados.

Se você quer conhecer mais receitas para depurar o corpo e estimular o sistema digestivo, não hesite em preparar:

  • Kefir de leite
  • Kefir de água
  • Chá de kombucha
  • Iogurte grego caseiro e cremoso