Receita de Contra filé ao molho de vinho tinto

Receita de Contra filé ao molho de vinho tinto

Você já ouviu falar em redução de vinho tinto? E aligot? Nesta receita ensino você a preparar essas delícias que vão fazer você se sentir um verdadeiro Chef de cozinha! A redução de vinho tinto é um molho de vinho para carne que fica cozinhando até espessar, enquanto que o aligot é um delicioso purê de batatas com queijo. Já está salivando? Então não espere mais e confira já como fazer esta receita de contra filé ao molho de vinho tinto deliciosa!

5 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Contra filé ao molho de vinho tinto:
1

Prepare todos os ingredientes cortando os alimentos e ralando o necessário antes de começar a cozinhar. Preaqueça o forno a 200°C.

2

Pincele os filés de carne com azeite e polvilhe pimenta do reino e pouco sal. Aqueça uma frigideira e doure os dois lados dos filés por 2 minutos - a isso se chama selar a carne. Transfira para um refratário e leve ao forno preaquecido por 10 minutos.

3

Para fazer o molho de vinho tinto, derreta duas colheres de manteiga na frigideira em que dourou a carne e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o vinho, a salsinha e a cebolinha, abaixe o fogo e deixe ferver até reduzir (ajuste o tempero, se necessário).

4

Coe o conteúdo da frigideira separando os sólidos do molho de vinho. Acrescente as duas colheres de manteiga que restaram e faça movimentos circulares com a frigideira, de modo que a manteiga deslize no molho e este fique mais brilhante e encorpado. Desligue o fogo e reserve.

Dica: Se você preferir também pode bater o conteúdo no liquidificador.

5

Para preparar o purê de queijo (chamado 'aligot') cozinhe as batatas até racharem e passe no espremedor. Leve os ingredientes a uma panela com o leite, manteiga e sal e mexa até virar um purê homogêneo. Acrescente os queijos e o creme de leite e bata vigorosamente ficar em ponto de aligot, com consistência elástica como na foto.

6

Sirva seu contra filé ao molho de vinho tinto acompanhado do aligot e, se quiser, com uma saladinha de alface e tomate. Bom apetite e conte para nós nos comentários o que você acha desta sugestão!

No TudoReceitas temos para você mais receitas de carne ao molho de vinho. Confira estas ideias:

  • Maminha grelhada ao vinho;
  • Contra-filé com redução de vinho;
  • Lombo de porco ao vinho tinto.

Se você gostou da receita de Contra filé ao molho de vinho tinto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.