Receita de Contra filé no forno com batatas

Receita de Contra filé no forno com batatas

Carne assada no forno com batatas nos lembra comida caseira com cara de domingo, não é mesmo? Quando preparada com legumes e servida com um molho diferente, vira um prato mais elaborado e excelente para ser servido em dias especiais!

O contra filé é um corte nobre de carne bovina, que possui uma camada de gordura deixando a carne macia e suculenta. É muito usada para preparar bifes grossos refogados, grelhados ou assados na churrasqueira e também costuma ser usado em ensopados e estrogonofes, entre outros pratos.

A receita que apresentaremos será de contra filé assado no forno com batatas, acompanhado de um molho ferrugem feito com vinho tinto e servido com brócolis.

Ficou curioso para saber como preparar essa delícia? Então, não deixe de acompanhar agora aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos desta receita de contra filé no forno com batatas!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, No forno
Ingredientes:
  • Molho ferrugem com vinho:
Como fazer Contra filé no forno com batatas:
1

Separe os ingredientes necessários para o preparo desta receita de contra filé bovino. Pré cozinhe as batatas com água e sal até que fiquem macias, porém firmes. Reserve. Pré cozinhe também os floretes de brócolis no vapor e reserve - veja como fazer brócolis no vapor.

2

Tempere a carne com o sal e a pimenta do reino e reserve.

Dica: mantenha a capa de gordura da carne, para deixá-la bem suculenta. Pode usar os temperos que preferir para temperar sua carne.

3

Prepare o molho ferrugem, enquanto a carne pega mais sabor com o tempero: comece refogando a cenoura picada e a cebola em tirinhas na manteiga junto com a folha de louro. Deixe por uns 5 minutos. Em seguida, adicione o extrato de tomate e refogue mais um pouco.

Dica: se você não gostar do sabor do extrato de tomate, substitua esse ingrediente por molho shoyu ou molho inglês, se preferir.

4

Acrescente a água filtrada aquecida e tempere com sal e pimenta do reino.

5

Deixe cozinhando em fogo brando até o caldo reduzir e encorpar. Espere amornar um pouco e em seguida coe o caldo que servirá de base para nosso molho ferrugem, numa peneira.

Dica: a cebola e a cenoura cozidas no caldo poderão servir como base para o preparo de uma sopa ou de um creme.

6

Numa panela, junte o caldo preparado anteriormente, com o vinho tinto seco já misturado ao amido de milho e o champignon. Cozinhe o molho até engrossar levemente e reserve.

7

Numa frigideira grande, bem quente, aqueça o azeite e sele a peça inteira de carne por todos os lados. Para finalizar, adicione a manteiga e refogue mais um pouco.

Dica: selar a carne significa fritar rapidamente até dourar de todos os lados, isso ajuda a manter a suculência no interior após assar a carne no forno!

8

Num refratário médio coloque a peça de contra filé, regue com metade do molho ferrugem e acomode as batatinhas pré cozidas. Cubra com papel alumínio (lado brilhoso para dentro) e leve para assar em forno pré aquecido a 210-220 graus por cerca de 40 minutos.

Dica: acompanhe o tempo de forno com atenção, pois a potência do forno pode variar e fazer a carne passar do ponto.

9

Depois desse tempo, retire o papel alumínio e leve novamente ao forno por mais 30-40 minutos ou até as batatas dourarem levemente. Depois de assada a carne, espere um pouco para fatiá-la. Sirva com o molho ferrugem restante e o brócolis cozido!

10

Está pronto seu contra filé ao molho ferrugem no forno! Esperamos que tenha gostado da receita e bom apetite!

Procurando mais receitas de carne assada no forno? Veja também como fazer:

  • Picanha suína no forno
  • Pernil de porco acebolado fácil
  • Costelinha de porco no forno simples e suculenta

Se você gostou da receita de Contra filé no forno com batatas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina.