Receita de Costelinha de porco com laranja

Receita de Costelinha de porco com laranja

Você já provou carne de porco com molho de laranja? Os sabores super combinam e o molho de laranja para carne é muito simples de fazer em casa e não requer muitos ingredientes.

Nesta ocasião preparei costelinha de porco com laranja que ficou muito gostosa, sobretudo porque o suco de laranja caramelizou na carne, deixando nela um gostinho de molho de laranja agridoce e cor caramelada. Além disso a carne é temperada com uma mistura de suco de laranja e shoyu, de forma a absorver o máximo de sabores. Abaixo mostro para você como fazer molho de laranja para carne e você pode usar ele noutras peças de carne de porco: lombo, bife, filé mignon... todas combinam muito bem.

Quer conferir o passo a passo em fotos desta receita de costelinha agridoce ao molho de laranja? Continue aqui no TudoReceitas, prepare do jeito indicado e surpreenda-se!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para temperar a carne:
  • Para o molho de laranja agridoce:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por reunir os ingredientes necessários ao preparo desta costela agridoce ao molho de laranja. Escolha laranjas bem sumarentas e docinhas, caso contrário será necessário usar mais laranjas que a quantidade indicada.

2

Prepare o tempero da costelinha misturando num recipiente o azeite de oliva, o shoyu, o cravo e o suco de uma laranja. Jogue 2/3 deste molho na costelinha, polvilhe sal a gosto e coloque assando no forno a 190ºC. A cada 5-10 minutos pincele o restante do molho em todos os lados da costelinha.

Dica: Neste caso usei cravo moído, mas você pode usar pode usar cravo inteiro - nesse caso bastam 2-3 cravos.

3

Enquanto a costelinha está no forno prepare o molho agridoce de laranja: corte a cebola em rodelas e leve ao fogo numa frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Refogue a cebola até ficar macia e, nesse momento, coloque o suco das laranjas e tampe. Deixe no fogo médio por 8-10 minutos, coe e reserve os sucos desse refogado.

Dica: Se você preferir um molho de laranja e mel substitua metade do açúcar por mel.

4

Leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água e deixe até o açúcar derreter e virar caramelo. Adicione os sucos do refogado anterior, mexa e espere ferver. Coloque também a casca de 1 laranja cortada em juliana (tiras pequenas) e envolva nesse molho de laranja. Desligue e reserve.

Dica: A casca de laranja é um ingrediente opcional, no entanto ela confere um gostinho mais intenso de laranja e deixa a apresentação do prato mais bonita. Use somente a parte laranja da casca, porque a parte branca é amarga.

5

Deixe a costelinha assar no forno até ficar ao seu gosto. Quando estiver pronta jogue o molho de laranja sobre ela, suba a temperatura do forno para 250ºC e deixe a costelinha no interior por mais 5-10 minutos, para caramelizar. Depois disso pode servir sua deliciosa carne ao molho de laranja!

Confira abaixo as sugestões de acompanhamento para costelinha assada e veja também estas receitas de costelinha:

  • Quirera de milho com costelinha de porco
  • Costelinha ao molho barbecue do Outback
  • Costelinha de porco frita na panela de pressão

Se você gostou da receita de Costelinha de porco com laranja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Costelinha.

Acompanhamentos para costelinha de porco

A costelinha de porco fica deliciosa assada no forno ou no churrasco, combina bem com vários temperos e aceita uma grande variedade de acompanhamentos! Se você não sabe como servir costelinha de porco dê uma olhada nestas sugestões de acompanhamento para costelinha assada:

  • Batata à dorê - macia por dentro, crocante por fora. Você pode preparar ela frita ou no forno;
  • Batata gratinada com queijo - excelente acompanhamento, sobretudo quando você reúne a família à mesa;
  • Farofa de banana da terra com bacon - mistura de sabores e texturas que super combinam com churrasco e carne assada;
  • Salada de repolho e cenoura - opção leve e prática para acompanhar sua costelinha assada no forno;
  • Arroz com brócolis simples - combinação nutritiva e saborosa que combina arroz e legumes.