Receita de Couve de Bruxelas ao alho

Receita de Couve de Bruxelas ao alho

As couves de Bruxelas ao alho representam um prato que se pode servir tanto durante o jantar, como prato principal, ou ao almoço a acompanhar o seu prato favorito. A vantagem que esta receita de couve de Bruxelas apresenta relativamente às outras é que se trata de uma preparação muito simples, rápida e cheia de sabor. Antes de seguir para o passo a passo é de salientar as incríveis propriedades deste vegetal. É que as couves de Bruxelas contam com um elevado teor de vitaminas A e C, assim como minerais essenciais para o organismo como o ferro e o cálcio. Por outro lado, são ricas em ácido fólico, cozinhadas se converte em um alimento perfeito para as mulheres grávidas. Para aproveitar todas as suas propriedades, o ideal é consumi-las fervidas e salteadas. Se você não tem problema em saltar a dieta um dia para desfrutar de um delicioso prato de couves de Bruxelas ao alho, com um toque de salsinha misturado com vinho branco que traz a este vegetal um aroma e textura que surpreendem, experimente esta receita, seguindo o TudoReceitas.

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Sem picante, Salteado
Ingredientes:
Como fazer Couve de Bruxelas ao alho:
1

O primeiro passo a fazer para poder preparar a receita de couve de Bruxelas ao alho é ferver a verdura. Para isso, retire as primeiras folhas das couves e os talos, lave bem e desinfecte. Logo, coloque em uma panela a água e deixe levantar fervura e uma vez alcançado o ponto de ebulição e junte as couves de Bruxelas, durante aproximadamente três minutos em fogo alto.

Dica: Para desinfectar as couves de Bruxelas, coloque-as em um recipiente com água, vinagre e uma colher de café de bicarbonato. Deixe repousar durante 15 minutos.

2

Retire as couves da panela e reserve a água de cozedura para usar daqui a pouco. À parte descasque e pique os dentes de alho. Se tem salsinha fresca, pique também.

3

Para fazer as couves de Bruxelas ao alho, coloque em uma frigideira funda um pouco de azeite e leve a esquentar. Quando estiver quente, junte os alhos picados e salteie em fogo médio, até que comecem a ganhar cor.

4

Adicione o vinho branco e meio copo da água que reservou da água de cozedura das couves. Misture com uma colher de madeira. Adicione a salsinha e misture bem para que todos os aromas se integrem. De forma opcional poderá juntar um pouco de tomilho ou alecrim para que as couves adquiram um sabor extra.

5

Segundos depois de juntar a salsinha, incorpore na frigideira as couves e deixe cozinhar tudo junto durante aproximadamente três minutos. Prove para retificar de sal se necessário, quando estiver pronto, desligue o fogo.

6

Sirva as couves de Bruxelas ao alho de imediato e desfrute acompanhadas de verduras salteadas.

No TudoReceitas poderá encontrar uma vasta variedade de receitas de legumes, mas por agora deixo para você algumas sugestões de receitas de legumes:

  • Acelga salteada com uva-passa e amêndoas
  • Cogumelos salteados

Curtiu essa receita? Então, avalie, comente e suba a foto do seu resultado. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Couve de Bruxelas ao alho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve.