Receita de Couve flor gratinada inteira

Receita de Couve flor gratinada inteira

De tempos para cá as receitas de couve flor ganharam bastante versatilidade: tem couve flor panada, arroz de couve flor, couve flor recheada e mais. Uma dessas receitas tendência que atualmente encontramos no cardápio de vários restaurantes é a couve flor assada inteira, somente com um temperinhos simples ou acompanhada de um molho cremoso.

Pensando nisso, aqui no TudoReceitas mostro para você como fazer esta receita de couve flor gratinada inteira ao molho de queijos que fica simplesmente divinal! Perfeita para servir como substituta do macarrão e do arroz no seu almoço ou jantar e inclusivamente para incluir num cardápio de alimentação vegetariana.

Confira abaixo o passo a passo em fotos desta couve flor assada inteira com queijo e prepare logo!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Couve flor gratinada inteira:
1

Pegue a couve flor e retire todas as folhas. Em seguida enxague-a em água corrente ou higienize do jeito habitual.

2

Coloque a couve flor num cesto de vapor, para pré-cozinhar antes de levar ao forno. Tempere com o alho, sal e pimenta do reino, disponha as folhas de louro sobre a couve flor e no cesto de vapor também, para aromatizar.

Dica: Se preferir assar a couve flor direta no forno tempere do mesmo jeito e asse nos 180ºC por 50 a 60 minutos.

3

Cozinhe a couve flor no vapor por 15-20 minutos ou até ficar levemente macia (pique-a com uma faca ou garfo, para conferir a consistência dela). Retire, coloque numa assadeira sem as folhas de louro e leve ao forno preaquecido a 180ºC por mais 15 minutos.

4

Enquanto isso prepare o molho de queijos: coloque o creme de leite numa panela e leve ao fogo baixo, para esquentar. Quando o creme de leite começar a ferver, suba o fogo, adicione os queijos e misture.

Dica: Neste caso usei uma combinação de queijo parmesão em pedaços e cheddar ralado, mas você pode usar os queijos que preferir.

5

Quando os queijos derreterem, incremente o sabor deste molho de queijo adicionando a mostarda, as alcaparras e a pimenta do reino. Prove e, se necessário, coloque sal também.

6

Verta o molho de queijo sobre a couve flor já douradinha e devolva ao forno, desta vez nos 200ºC por 10 minutos ou até gratinar.

7

No fim desse tempo a couve flor inteira no forno deverá estar douradinha e macia, mas sem desmanchar muito. Sirva enquanto quente, como acompanhamento dos seus prato, e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com couve flor? Veja estas sugestões:

  • Couve flor empanada na AirFryer
  • Salada de couve flor com maionese
  • Couve flor gratinada com creme de leite

Se você gostou da receita de Couve flor gratinada inteira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.