Receita de Couve flor no vapor

Receita de Couve flor no vapor

A couve flor ao vapor é um prato rápido, simples e saudável, perfeito para quem segue uma alimentação low carb, saudável e de emagrecimento. Se você está procurando como cozinhar couve flor no vapor continue aqui no TudoReceitas para descobrir 3 formas de fazer: com cesto de vapor, no microondas e com uma peneira ou escorredor.

Cozinhar couve flor na panela com um cesto de vapor é o jeito mais tradicional, já cozinhar couve flor no microondas é uma opção mais rápida. Por fim, se você não tiver um cesto de vapor nem microondas, pode usar uma peneira e dará certo do mesmo jeito!

Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer couve flor no vapor passo a passo em fotos.

4 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Ao vapor
Ingredientes:
Como fazer Couve flor no vapor:
1

Primeiramente separe a couve flor em floretes e lave com água. Se você não sabe como temperar couve flor pode usar simplesmente sal e azeite, como faremos nesta receita. Iremos cozinhar também batata junto com a couve flor, para render uma refeição mais completa, no entanto este é um legume opcional.

2

Primeiramente mostramos como cozinhar couve flor com cesto de vapor. Para isso leve ao fogo uma panela com água e encaixe no topo o cesto do vapor. Coloque nele a couve flor sem sobrepor demasiado.

Dica: A água deve preencher somente 1/3 da capacidade total da panela e o cesto do vapor deve ser do mesmo diâmetro que a panela.

3

Opcionalmente coloque também as batatas descascadas e cortadas em pedaços com mais ou menos o mesmo tamanho que os floretes de couve flor, para que cozinhem pelo mesmo tempo.

4

Tampe o cesto do vapor e deixe cozinhar durante 10-15 minutos ou até, ao espetar um garfo na couve flor e nas batatas, verificar que elas estão macias.

5

Quando verificar que sua couve flor e batatas estão macias, mas não desmanchando, desligue o fogo e retire os legumes para um prato de servir. Tempere a gosto com sal e azeite e sirva como acompanhamento da sua refeição.

6

Está pronta sua couve flor no cesto de vapor! Confira abaixo como fazer couve flor no microondas e couve flor no vapor com uma peneira. Para variar no cardápio veja também estas receitas com couve flor saudável:

  • Salada de brócolis com couve flor
  • Couve flor gratinada low carb
  • Couve flor assada no forno

Se você gostou da receita de Couve flor no vapor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.

Como cozinhar couve flor no vapor: outros métodos

Se você não tem um cesto de vapor para cozinhar couve flor no vapor existem outros métodos válidos. Veja estas sugestões:

Como cozinhar couve flor no microondas

  1. Lave a couve flor e separe em floretes;
  2. Coloque os floretes de couve for num recipiente que possa ir no microondas e tempere a gosto;
  3. Coloque um pouco de água no microondas para facilitar o cozimento (2 a 3 colheres de sopa de água serão suficientes);
  4. Tampe o recipiente com plástico filme e coloque no microondas por 8-16 minutos em potência máxima - o tempo depende da potência do seu microondas;
  5. No final pique a couve flor com um garfo para confirmar que está pronta.

Como cozinhar couve flor no vapor com peneira ou escorredor

  1. Lave a couve flor e separe em floretes;
  2. Coloque no fogo uma panela com um pouco de água no fundo (a água não deve ocupar mais de 1/3 da capacidade total da panela);
  3. Quando a água ferver baixe o fogo e encaixe uma peneira ou escorredor no topo (estes acessórios devem ser metálicos);
  4. Coloque a couve flor e tampe. Deixe cozinhar por 8-10 minutos ou até ficar macia - se a água da panela evaporar coloque mais água quente.