Receita de Coxa creme passo a passo

Receita de Coxa creme passo a passo
Imagem: confeitariacolombo.com.br

Recentemente o centenário restaurante Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, compartilhou a receita da coxa creme que servem nele, o que significa que chegou a oportunidade de você fazer em casa este lanche incrível que lembra a infância! Para quem não conhece, esta é uma receita de coxa de frango cozida que depois é mergulhada em um creme semelhante a molho branco, empanada e frita. No TudoReceitas ensinamos você a fazer a coxa creme passo a passo de acordo com a receita original da Confeitaria Colombo. Experimente e delicie-se!

10 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a galinha e para o caldo:
  • Para o creme:
  • Para empanar e fritar:
Como fazer Coxa creme passo a passo:
1

Comece preparando a carne retirando as peles e as cartilagens das pernas de frango e deixando o osso. Depois tempere a carne com sal e pimenta do reino e deixe ficar por, pelo menos, 1 hora.

Dica: Para conseguir um bom acabamento da coxa, raspe o osso da ponta com uma faca afiada.

2

Para cozinhar as coxas como fazem no restaurante Confeitaria Colombo coloque em uma panela o alho-poró, a cebola, a cenoura, o aipo, as folhas de louro e os grãos de pimenta e adicione água. Leve ao fogo até ferver e, nesse momento, acrescente as coxas. Cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver, até ficarem macias - o que demorará cerca de 40 minutos.

Dica: Se necessário, adicione mais água no momento em que junta as coxas, pois elas precisam ficar submersas.

3

Quando a carne estiver pronta retire-a do caldo e deixe esfriar. Depois reserve as coxas na geladeira e coe o caldo, para filtrar os temperos e o excesso de gordura.

4

Chega a hora de preparar o creme que dá o nome a resta receita de coxa creme! Para isso leve o caldo de novo ao fogo e acrescente nele metade do leite. No leite restante você dissolve a farinha de trigo, o amido de milho e as gemas.

5

Quando o caldo estiver fervendo adicione a mistura de leite, farinhas e ovo através de uma peneira. Fique mexendo com um batedor até obter um creme liso e espesso, como um molho branco, e acerte o sal e a pimenta. Depois desligue o fogo e fique mexendo por mais um pouco, para baixar a temperatura.

6

O passo seguinte é mergulhar cada perna no creme, segurando pela extremidade do osso. Envolva bem a carne no creme, até se formar uma película em toda ela, e deixe esfriar por completo. Depois empane passando as pernas na farinha de trigo, depois nas claras e, finalmente, na farinha de rosca. Reserve na geladeira por 15 minutos.

Dica: O ideal é que o osso não pegue nem creme nem os ingredientes de empanar.

7

Finalmente esquente o óleo (a temperatura ideal é 160ºC) e frite as pernas até ficarem douradinhas. Retire para um prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo e ficarem sequinhas, e estão prontas!

Esperamos que você desfrute desta receita de coxa creme passo a passo e diga nos comentários o que achou! Confira também como fazer estas deliciosas receitas de coxa:

  • Sobrecoxa de frango crocante;
  • Coxas de frango com creme de leite;
  • Coxa de frango à milanesa frita.

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Coxa creme passo a passo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxa de frango. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.