Receita de Coxinha vegana assada

Receita de Coxinha vegana assada
Imagem: cantinhovegetariano.com.br

Na alimentação vegana é possível adaptar muitos pratos que tradicionalmente incluem proteína animal. A coxinha não é exceção e o resultado fica bem gostoso! No TudoReceitas ensinamos você a fazer esta receita de coxinha vegana assada que com certeza surpreenderá você pela positiva. A massa é low carb, preparada com batata doce e grão de bico, o recheio é a gosto mas neste caso sugerimos palmito. Aprenda a fazer esta coxinha saudável e saborosa com o nosso passo a passo, confira abaixo todos os detalhes!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
  • Para empanar:
Como fazer Coxinha vegana assada:
1

Comece preparando o recheio da coxinha vegana: pique finamente o palmito, as azeitonas, a cebola, o tomate e os alhos. Leve ao fogo uma frigideira com a margarina, azeite ou óleo vegetal e refogue a cebola e os alhos até dourarem ligeiramente.

2

Em seguida acrescente o palmito, a azeitona, o tomate e a salsinha, tempere a gosto com sal e pimenta e deixe refogar um pouco. Dissolva a maisena em 2 colheres de sopa de água, adicione e misture até ficar cremoso. Acerte o sabor e desligue.

Imagem: palmitodafazenda.com.br
3

Com o recheio pronto comece agora preparando a massa da coxinha vegana: esfregue delicadamente o grão de bico para retirar o máximo de pele que conseguir. Depois processe junto com a batata doce até virar uma pasta e tempere a gosto com sal. Outra opção é simplesmente amassar estes dois ingredientes num bowl.

Dica: Indicamos para você usar batata doce cozida ao vapor ou assada pois fica menos úmida que cozida em água.

Imagem: cooktosmile.com
4

Esquente o margarina, azeite ou óleo vegetal numa panela, acrescente a massa e mexa até desgrudar, formando uma bola pesada. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco para começar montando as coxinhas.

Imagem: sunny-delices.fr
5

Na hora de moldar as coxinhas veganas pegue porções da massa e modele em forma de bolinha. Depois afunde a bolinha de massa, coloque ao centro um pouco do recheio de palmito e feche, conferindo o formato de coxinha. Passe na farinha de linhaça e coloque numa assadeira.

Imagem: cozinhavegetariana.blogspot.pt
6

Leve a assar por 20-30 minutos no forno preaquecido a 180ºC. O ideal é que a coxinha vegana assada fique dourada e crocante. Sirva em seguida como entrada, petisco ou prato principal acompanhado com, por exemplo, legumes salteados com shoyu. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas veganas? Confira estas sugestões:

  • Queijo mussarela vegano;
  • Hambúrguer caseiro vegano;
  • Hambúrguer de lentilha muito fácil.
Imagem: cantinhovegetariano.com.br

Se você gostou da receita de Coxinha vegana assada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxinha. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.